Notícias

11 de Junho de 2020 às 22:56

Dourados bateu o recorde diário de contaminados pelo coronavírus nesta quinta

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira (11/6) pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus no município, com 93 novos casos Dourados bateu o recorde diário de contaminados em 24 horas. O número equivale a quase quatro novos pacientes infectados pela doença por hora. O total de pessoas contaminadas com o vírus chega a 849. Na quarta-feira, 756 testes haviam sido confirmados.

Embora desde o começo da pandemia as entidades sindicais e os movimentos sociais de Dourados, entre elas o Sindicato dos Bancários, tenham alertado e cobrado medidas de prevenção ao poder público municipal e ao próprio Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus no município, quase nada foi feito visando à proteção à vida dos munícipes, pelo contrário, a questão financeira tem sido a tônica em cada novo decreto de flexibilização editado pela Prefeitura Municipal de Dourados.

Na última terça-feira (09/06), o Comitê de Defesa Popular, emitiu uma nota de repúdio, com o título “Aumento dos casos de Coronavírus em Dourados e o descaso com trabalhadores”, pelo descaso e omissão do poder público municipal em Dourados no que se refere às medidas de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus. Na nota, as entidades dizem que: “Desde o início da situação de emergência em saúde, temos reivindicado ao poder público que atue com medidas eficazes para a preservação da vida dos trabalhadores e trabalhadoras.”

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA DO COMITÊ NA ÍNTEGRA

Entre os documentos enviados as autoridades municipais pelas entidades a nota cita que: “Em 31 de março o Comitê enviou à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público Estadual, documento assinado por mais de 40 entidades e movimentos. O documento defendia, sobretudo, a necessidade de se garantir o direito ao distanciamento social como principal medida de prevenção ao contágio da COVID-19. O documento foi completamente ignorado pelo poder legislativo, assim como, pelo executivo. No entanto, o Ministério Público Estadual o considerou e recomendou à prefeitura revogar o decreto que então flexibilizava as medidas de isolamento e a abertura do comércio. A recomendação não foi acatada e, durante o mês de Abril, as medidas foram cada vez mais sendo flexibilizadas.”

A nota segue dizendo que: “Em mais uma tentativa de diálogo, no dia 23 de Abril, o Comitê enviou novo documento, desta vez solicitando que a classe trabalhadora tenha representantes no Comitê de Gerenciamento da Emergência de Saúde Pública (COGE). Ressaltamos que as entidades que fazem parte do Comitê de Defesa Popular, representam diversas categorias de trabalhadores, como os comerciários, os bancários, os profissionais da educação, os servidores públicos, os profissionais da saúde, os estudantes, entre outros. A Prefeitura Municipal só respondeu a solicitação depois de ser oficiada, novamente pelo Ministério Público. Em resposta recebida no dia 18 de maio, a Prefeitura nega a participação efetiva das entidades no COGE, dizendo não haver viabilidade para tal.”

Sindicato dos Bancários também fez gestão individual

Além dessas tratativas, via Comitê de Defesa popular, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região também fez gestão individual junto ao poder público, mas, igualmente sem nenhum retorno eficaz em suas demandas.

Confira abaixo algumas das tratativas do Sindicato junto ao poder público:

Sindicato envia ofício a prefeita e governador solicitando fechamento dos bancos    

Sindicato usa carro de som em frente as agências e orienta clientes em Dourados

Bancários de Dourados são contra flexibilização do decreto da Pandemia

Prefeitura flexibiliza isolamento e coloca saúde de clientes e bancários em risco

Sindicato e entidades cobram e MPE recomenda novo fechamento do comércio e bancos

Mesmo com quadro se agravando prefeitura de Dourados se nega a rever decreto

Outros números da Covid-19 em Dourados

São 27 pessoas internadas na rede de saúde da cidade, 13 delas em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), cinco em hospitais públicos.

Dos novos casos registrados nesta quinta, 91 estão no perímetro urbano, um em distrito e outro na Reserva Indígena.

Em Dourados, 241 pessoas já cumpriram a quarentena e estão recuperadas, enquanto 582 permanecem em isolamento domiciliar. O município registrou até o momento duas mortes, uma delas em Tocantins, porém, contabilizada para a cidade de origem do paciente.

Mato Grosso do Sul

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), em Mato Grosso do Sul são 2.853 casos confirmados da doença com 1.297 pacientes em isolamento domiciliar e 1.461 não apresentam mais sintomas e estão recuperados.

Outras 73 pessoas estão internadas, 39 delas em hospitais públicos.

Ao todo, 25 pessoas morreram no Estado desde o início da pandemia. São oito mortes em Campo Grande, cinco em Três Lagoas, duas em Dourados, Itaporã, Batayporã e Brasilândia. Iguatemi, Rio Brilhante, Vicentina e Paranaíba aparecem com um caso em cada cidade.

Ainda de acordo com a SES, desde o dia 25 de janeiro foram registradas 20.145 notificações de casos suspeitos da coronavírus no Estado.

Destes, 14.571 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 542 exames aguardam resultado do Lacen. 2.179 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Fonte: SBTRF de Dourados e Região, com informações do Douradonews



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884