Notícias

13 de Abril de 2020 às 19:25

Mesmo com quadro se agravando prefeitura de Dourados se nega a rever decreto

Segundo divulgado nas mídias virtuais da cidade, estiveram reunidos,na manhã desta segunda-feira (13/04), através de videoconferência, membros do Ministério público Estadual,que neste final de semana recomendaram a suspensão do decreto que flexibilizou as regras de restrição de isolamento social em Dourados, a Prefeita Délia Razuk (PTB) e membros do Comitê de Gerenciamento de Crise do novo coronavírus de Dourados (Covid-19).

Ao final da reunião, de acordo com o divulgado, mesmo com o agravamento do quadro de contaminação e mortes por coronavírus no Mato Grosso do Sul, a depender do poder público municipal de Dourados, nada irá mudar em relação a abertura do comércio e nas aglomerações formadas no atendimento nos bancos. A prefeitura se mantém indiferente a gravidade da situação e não se dispõe a alterar o seu último decreto de flexibilização do isolamento social.

Em 24h, MS confirma 12 novos casos e mais duas mortes por coronavírus

No boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira (13), consta que Mato Grosso do Sul tem 113 casos positivos de coronavírus, sendo que doze foram constatados desde ontem (12). Também em 24h mais duas mortes foram registradas em decorrência da doença, trata-se de uma mulher de 71 anos e outra de 63, ambas moradoras em Campo Grande.

Número de idosos infectados por coronavírus triplicam em abril no MS

Em boletim epidemiológico do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã segunda-feira (13), foi constatado um acréscimo de 5,8% nos casos confirmados em idosos no Estado, totalizando um aumento de 15 novos infectados desde o dia 1° de abril.No primeiro dia do mês haviam 7 idosos confirmados com a doença e agora são 22. 

Sindicato e mais de 40 entidades não são consideradas

A decisão da prefeitura em não mudar o decreto desconsidera o apelo de mais de 40 entidades representativas de Dourados, entre sindicatos, associações e movimentos sociais que protocolizaram documento chamando a atenção para a necessidade de se atender as recomendações das autoridades de saúde estadual federal e mundial.

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região fundamentado nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) também protocolizou ofício junto a prefeitura e ao seu Comitê de Crise do Covid-19, levantando a preocupação da entidade em relação as especificidades das agências bancárias de serem ambientes sem ventilação e com ar condicionado, o que levam as mesmas a serem facilitadoras do contágio do Covid-19. Documento este que levou o Ministério Público Estadual (MPE) a recomendar a volta do fechamento do comércio e dos bancos.

Diante do descaso do poder público municipal com o agravamento da pandemia, o Sindicato oficializará agora os bancos para que estes garantam as condições sanitárias e de segurança a seus funcionários, clientes e usuários. Salientando que a garantiada integridade física dos bancários éresponsabilidadeda instituição financeira e que o controledo distanciamento nas filas, não pode ser dos bancários, nem dos vigilantes, que são imprescindíveis na segurança da parte interna das agências. Como o poder público não tem assumido essa responsabilidade, que os bancos o façam, mesmo que para isso tenham que contratar mão de obra especializada. 

Fonte: Seeb-Dourados e Região



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884