Colocar em pauta a discussão de um Sindicato com referência aos direitos do cidadão e da cidadã, no qual fazemos presença nos movimentos em defesa dos trabalhadores em geral e, em especial, da categoria bancária, trabalhando para manter e ampliar seus benefícios, além de lutar por um mundo desenvolvido com justiça social, fraternidade e democracia.
O começo
A história do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS começou no dia 7 de junho de 1979 com a criação da Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados cuja primeira assembleia aconteceu na Avenida Marcelino Pires, nº 2102. Duzentos bancários assinaram o livro de presença, um número expressivo levando em conta a realidade local da época.
Embora o objetivo fosse formar a associação, houve a preocupação de se discutir primeiro a viabilidade da proposta, pois, o movimento sindical vinha se fortalecendo em Mato Grosso do Sul dentro do cenário de efervescência nacional no aspecto político (ditadura militar) e no embate capital-trabalho. O ano de 1979 foi marcado por centenas de greves pelo País e forte repressão do governo militar que propagava, desde o início dos anos 70, o milagre econômico, mas o arrocho salarial levava o povo à miséria. Era incipiente a retomada do processo democrático.
A cidade de Dourados consolidava-se como polo regional de serviços e, logo, tornara-se uma espécie de metrópole oferecendo espaço para a expansão dos serviços bancários e de crédito, aumentando, rapidamente, o número de agências bancárias. Dentro de um contexto de aceleração da inflação, baixos salários e pouca distribuição de renda, era necessária a criação de uma instituição que representasse os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro.
Dessa forma, nessas lutas, apareceram diversos companheiros com a vontade de lutar nesse cenário apresentado e, com o conjunto de suas forças, tornou-se possível a criação do Sindicato, no qual, hoje, nota-se a formação de diretores experientes representantes da instituição sindical.