Setembro Amarelo - Promoção à saúde mental
O suicídio é um assunto complexo, que pode afetar pessoas de diferentes classes sociais, idades, origens, sexos e culturas
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região reforça a importância de cuidar da mente e a necessidade de dar suporte àqueles que precisam de ajuda. No mundo contemporâneo, cada vez mais exigente, inclusive no ambiente laboral, o bem-estar emocional é fundamental para garantir a qualidade de vida.
No Brasil, em média, 38 pessoas cometem suicídio diariamente. Na imensa maioria dos casos havia relação direta com as doenças mentais, sobretudo não diagnosticadas ou tratadas de forma incorreta.
Dados do Ministério da Previdência dão conta de que transtornos mentais estão entre as 10 principais causas de afastamento do trabalho. Em 2021, a CID F42 (outros transtornos ansiosos) ocupava o 10º lugar da lista, responsável por 49.481 afastamentos. Em 2022, subiu para a oitava posição, com 54.203. Em 2023, último dado disponível, foi para o quinto lugar (80.516).
Já a CID F32 (episódios depressivos) respondeu por 49.582 licenças médicas em 2021. No ano seguinte foram 50.027. Em 2023 chegou a 67.966.
O suicídio é um assunto complexo, que pode afetar pessoas de diferentes classes sociais, idades, origens, sexos e culturas. É a quarta causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. Fica atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Falar sobre o assunto é necessário e pode salvar vidas.
Não fique só, no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar. O atendimento está disponível 24 horas por dia pelo telefone 188.
Fonte: Seeb-Bahia, por Por Ana Beatriz Leal, com edições do Seeb-Dourados e Região