Saúde

14 de Setembro de 2022 às 08:42

Setembro Amarelo: Foco no cuidado com a vida

Apesar das possíveis dificuldades, a vida é sempre a melhor escolha

Os cuidados com a saúde mental têm sido alvo de pesquisas ao longo dos últimos anos e necessita cada vez mais de atenção para conscientizar a população. Assim, ganha destaque o Setembro Amarelo, mês de prevenção e conscientização acerca do suicídio. Porém, a atenção aos transtornos mentais e psicológicos precisa ser redobrada durante todo o ano.

Aproximadamente, 96,8% dos casos de suicídio no Brasil estão ligados a transtornos mentais e psicológicos, conforme dados do Ministério da Saúde. A depressão e a ansiedade são apontadas como principais responsáveis.

A ganância dos banqueiros também tem custado muito para a saúde mental dos empregados. Como resultado do assédio moral, discriminação e o medo de demissão, 35,5% da categoria usam medicamentos controlados, como antidepressivo, ansiolítico ou estimulante. Foi o que constatou a última consulta nacional feita com bancários em todo o país.

Mas, o problema é antigo. Entre 1993 e 1995, período de diversas privatizações e reestruturações no setor, 72 suicídios entre os trabalhadores do ramo financeiro foram registrados. Diante de uma jornada exaustiva e cobrança de metas abusivas, as doenças mentais e comportamentais representaram 55% dos afastamentos entre os bancários em 2021.

Como posso ajudar?

Todos podem ajudar na prevenção. Pesquisadores alertaram que, muitas vezes, é melhor ouvir a pessoa com depressão crônica do que dar conselhos errados. No entanto, palavras de fé e esperança e apoio na religião podem ajudar. Não adianta dizer “me ligue quando precisar”. A pessoa com depressão não vai ligar, pois não consegue pedir ajuda. Então, ligue você. Mande uma mensagem para ela. E se você é a pessoa que está com estes sintomas, não hesite em pedir ajuda. Caso não tenha acesso a um psicólogo ou psiquiatra, converse com uma pessoa querida, próxima a você. Pode ligar também para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo 188 (ligação gratuita) ou pelo site https://www.cvv.org.br/



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884