Janeiro Branco: saúde mental em primeiro lugar
Pela pressão e rotina estressante, os bancários precisam ligar o alerta em relação aos cuidados com saúde mental
Com ritmo acelerado da vida moderna, os cuidados com a saúde mental devem ser redobrados. As pessoas precisam ter atenção a sintomas como ansiedade, desânimo, alteração no humor e problemas de sono. Neste mês, a campanha Janeiro Branco reforça a importância de estar atento a rotina e refletir sobre como ter uma vida com mais equilíbrio.
O tema deste ano é A vida pede equilíbrio, sobretudo com as mudanças desafiadoras no dia a dia que que exigem novas atitudes, habilidades, entendimentos e comportamentos. Mas, a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano. Não apenas em janeiro.
Os dados são preocupantes. A prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Pela pressão e rotina estressante, os bancários precisam ligar o alerta em relação aos cuidados com saúde mental. Nos bancos, a política perversa de cobrança de metas e assédio moral são comuns, resultando em uma categoria com índice alto de depressão, transtorno de ansiedade, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout.