Saúde

7 de Janeiro de 2022 às 09:14

Influenza e Covid-19: não é hora de relaxar nos cuidados!

Fim de ano e volta ao trabalho presencial começam a resultar em surtos de covid e gripe H3N2. Siga o protocolo e denuncie pressão ao Sindicato

Com a pandemia, o ano de 2021 impôs grandes desafios para a categoria bancária. A luta sindical garantiu que grande parte dos bancários permanecessem em teletrabalho na maior parte do ano.

Diante do avanço da vacinação no segundo semestre, resultando na queda no número de casos e internações, os bancos passaram a convocar os trabalhadores para o retorno presencial o que aumenta a necessidade de continuar com todos os cuidados de prevenção contra a contaminação e para que os protocolos sejam rigorosamente respeitados nos locais de trabalho.

Este respeito rígido aos protocolos tornou-se ainda mais importante com a nova variante da Covid-19, a Ômicron, mais transmissível que as anteriores, além do recente surto da Influenza A e seu subtipo H3N2, que já chegou também ao Estado de Mato Grosso do Sul.

Portanto, não é o momento de relaxar no cumprimento dos protocolos nos locais de trabalho, e também nos cuidados fora do banco, como o uso de máscaras, distanciamento, evitar aglomerações e higienização frequente das mãos com álcool gel. E, claro, não deixar de tomar as duas doses da vacina, assim como a dose de reforço.

O bancário que estiver com qualquer sintoma gripal deve avisar ao gestor e não comparecer ao local de trabalho, realizar o teste de Covid-19 e, se possível, também para Influenza, aguardando o resultado em casa, seguindo os protocolos específicos do seu banco. Por sua vez, o gestor deve viabilizar junto a área responsável a testagem de todos que tiveram contato com o trabalhador que testou positivo, assim como a sanitização do local de trabalho. Conforme o caso, o afastamento dos trabalhadores e fechamento do local.

O bancário que sofrer qualquer tipo de pressão para trabalhar em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, deve comunicar ao Sindicato. Qualquer desrespeito aos protocolos de prevenção nos locais de trabalho também deve ser denunciado à entidade. O sigilo é garantido.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884