Bolsonaro corta 59% da verba do Farmácia Popular para garantir o orçamento secreto em 2023
A parcela gratuita do Farmácia Popular é voltada para medicamentos de asma, hipertensão e diabetes
A gestão de Jair Bolsonaro continua adotando medidas que prejudicam os brasileiros, principalmente os mais pobres, que precisam do suporte do Estado. O governo reduziu em 59% os recursos do programa Farmácia Popular, que atende mais de 21 milhões de pessoas em 3,5 mil municípios.
Os cortes, que acontecem em várias áreas essenciais, conforme matéria do Portal Uol acontecem para garantir o apoio da maioria parlamentar ao governo, por meio do orçamento secreto, os cortes foram feitos sem qualquer critério de transparência. Enquanto isso, a população sofre com a falta de remédios básicos.
>>>>> Leia também: Governo 'tesoura' Farmácia Popular para garantir orçamento secreto em 2023
Especialistas em orçamento da saúde apontam que os recursos para medicamentos de asma, hipertensão e diabetes devem cair de R$ 2,04 bilhões, neste ano, para R$ 842 milhões em 2023. As retiradas gigantescas foram no cuidado à saúde indígena, programa Mais Médicos pelo Brasil e em programas de educação e formação em saúde, com percentuais entre 51% e 59%.
Com isso, as doenças crônicas devem se agravar com a falta de medicamentos e gerar ainda mais gastos ao governo federal.