Saúde

17 de Fevereiro de 2025 às 14:03

As Normas Regulamentadoras e sua importância para o trabalhador

As Normas Regulamentadoras, é uma série de itens obrigatório que ajudam a manter a segurança e a saúde do empregado no ambiente de trabalho.

As NRs, criadas e geridas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, padronizam os métodos e regras que garantem a prevenção de acidentes na rotina das organizações.

Ao todo são 35 normas regulamentadoras vigentes, que são alteradas constantemente para acompanhar as mudanças dos mais variados segmentos de atuação do mercado brasileiro.

Nem todos sabem, ou conhecem as NRs, mas as empresas precisam cumprir regras para evitar o adoecimento no ambiente de trabalho, entretanto, o número de afastamentos por doença ou acidente é alto.

Diante disso vale ressaltar que precisa haver mais rigor para o cumprimento das Normas no local trabalho. No ano passado mais de 3,5 milhões de trabalhadores receberam benefícios por incapacidade temporária do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Entre os maiores motivos dos afastamentos estão dor na coluna (205,1 mil trabalhadores), hérnia de disco (172,4 mil) e fraturas na perna (147,6 mil). Um dado chamou a atenção para a necessidade de um olhar mais apurado para a saúde no ambiente laboral. Os transtornos de ansiedade e episódios depressivos aumentaram 67% em comparação com o ano anterior.

Sem as Normas Regulamentadoras é esse número seria bem maior e precisam ser constantemente discutidas por todos, mas principalmente  no modelo tripartite (trabalhadores, empresas e governo), a partir das demandas apresentadas pelos sindicatos. A NR-17, por exemplo, dispõe sobre a ergonomia, a NR 1 estabelece a obrigatoriedade do mapeamento e o gerenciamento dos riscos específicos sociais no ambiente de trabalho. A norma foi atualizada e, a partir de maio de 2025, as empresas terão de incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).

O principal objetivo das NRs é prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores.

Por isso, elas abrangem uma ampla gama de temas, desde equipamentos de proteção individual (EPIs) e limite máximo de tolerância dos riscos ocupacionais até condições adequadas de trabalho.



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