A importância do diagnóstico de TDAH na vida adulta
O diagnóstico concreto ajuda a explicar dificuldades de concentração, organização e até memória
Vale a pena buscar o diagnóstico de TDAH na vida adulta? A resposta é sim. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma doença subdiagnosticada em adultos e entender esta condição oferece mais do que rótulos, é uma ferramenta para autoconhecimento.
Sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade, que às vezes passam despercebidos na infância, podem se intensificar com as responsabilidades da vida adulta.
O diagnóstico concreto ajuda a explicar dificuldades de concentração, organização e até memória, permitindo que a pessoa encontre estratégias eficazes para lidar com estas questões.
O alívio que acompanha o diagnóstico é outro ponto crucial. Saber que muitos dos desafios enfrentados não são falhas de caráter, mas parte de uma condição neurológica, traz paz e novos caminhos para o tratamento. Muitos adultos descrevem o momento do diagnóstico como "libertador", já que as respostas chegam para perguntas que pareciam não ter explicação. Isto também abre portas para tratamentos como terapia e medicação, que podem melhorar significativamente a qualidade de vida.
No entanto, também há desafios, como o estigma da doença. Ainda que o TDAH seja cada vez mais discutido, nem sempre é fácil revelar esta condição em ambientes de trabalho ou sociais. Mesmo assim, a busca pelo diagnóstico é um divisor de águas, oferecendo clareza e uma chance de viver com mais leveza e compreensão.
Fonte: Seeb-Bahia - Por Camilly Oliveira