Saúde

28 de Fevereiro de 2024 às 15:11

28 de fevereiro é Dia Mundial de Combate às LER/Dort

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

A data chama atenção para doenças que atingem milhões de brasileiros. As Ler/Dort são um grupo de doenças (tendinite, bursite, mialgias etc.) fundamentalmente relacionadas ao trabalho. De acordo com o Ministério da Saúde, LER/Dort são “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação”.

Estas patologias caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.

Para o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, as LER/Dort são um grave problema de saúde na categoria bancária. “A intensificação do trabalho em condições inadequadas gera uma legião de adoecidos. A cobrança de medidas preventivas e a garantia de atenção aos portadores de lesões é uma pauta permanente do movimento sindical bancário. Esta data é referência para lembrarmos de forma permanente nossos direitos. Acima de tudo, o direito à saúde e condições de trabalho dignas”, afirmou.

Janes Estigarribia, diretor de Saúde do Sindicato, disse que, por muitos anos, as LER/Dort foram a principal causa de afastamentos entre bancárias e bancários. “Entre 2017 e 2021, 46% dos acidentes de trabalho reconhecidos pelo INSS em nossa categoria foram de LER/Dort. Estas doenças foram ultrapassadas pelos transtornos mentais, mas merecem nossa total atenção e atuação contínua do Sindicato para assegurar qualidade de vida aos trabalhadores e respeito aos seus direitos, só para se ter uma idéia, entre 2012 e 2016, 89% de todos os acidentes reconhecidos pelo INSS para bancários e financiários eram transtornos mentais e Ler/Dort, sendo que 45% eram LER/Dort, 44% transtornos mentais e 11% outros acidentes.  Entre 2017 e 2021 , 90 % dos acidentes reconhecidos foram também de LER/Dort e transtornos mentais, sendo 46% Ler/Dort, 44% transtornos mentais e 10% outras doenças ocupacionais.

 

Se você está passando por algum problema ou precisa de orientações sobre questões ligadas à saúde, entre em contato com o  Sindicato: (67) 99972-1436.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884