Sindicato reivindica da Poupex pagamento imediato de correções salariais
A campanha salarial de 2020 praticamente chegou ao fim. Quase todas as instituições financeiras já chegaram a acordos com os trabalhadores, que já estão recebendo tanto salários quanto benefícios corrigidos pelos índices acordados, além do abono de R$ 2.000,00 e a primeira parcela da PLR, todos itens negociados e pactuados na Convenção Coletiva Nacional (CCT) com a Fenaban.
A Poupex, historicamente, segue o que foi acordado em mesa nacional com a Fenaban, e, até em função disso, sempre negocia após o fechamento da campanha nacional. A empresa, também já há bastante tempo, uma vez definido o acordo com a Federação dos Bancos, efetua o pagamento de verbas como abono e PLR baseadas no salário ainda praticado sem as correções, até que se assine o novo acordo, o que permite o pagamento retroativo a setembro das eventuais diferenças decorrentes do acordo. Na última semana, uma vez definida a campanha nacionalmente, inclusive com a CCT assinada, o Sindicato dos Bancários de Brasília (Sindicato que faz a negociação com a Poupex) enviou ofício à empresa conclamando as partes para que procedam às negociações com vistas à construção do acordo coletivo específico.
“Acreditamos que a Poupex manterá o compromisso de seguir o acordo nacional, e, assim como ocorrido nos anos anteriores, esperamos que a empresa faça, o mais rápido possível, o pagamento da primeira parcela da PLR e do abono negociados com a Fenaban, a título de antecipação. A realização desse pagamento demonstrará a boa vontade da empresa para com a negociação deste ano”, comenta Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.
“Aguardamos o agendamento de negociações, e acreditamos ser possível avançar nas discussões para além do que foi pactuado com a Fenaban. Estamos a postos visando à construção do acordo de 2020”, finaliza o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.
Segue cópia do ofício enviado à Poupex: