Aprovada proposta de acordo coletivo dos empregados da Poupex
Os empregados da Poupex aprovaram no dia 21 de dezembro, por meio de assembleia virtual, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho negociada entre o Sindicato e a empresa com validade até 2022 com mais de 89% dos votos válidos. Além de preservar direitos, o acordo aprovado garante, entre outros avanços, reajuste de 1,5% sobre as verbas de natureza salarial e de 2,94% (inflação do período) sobre os demais benefícios. A assembleia contou com a participação de 478 trabalhadores. Foram 410 votos ‘sim’ (85,77% do total) e 50 votos ‘não’ (10,46% do total).
A proposta inicial previa a exclusão definitiva da PR adicional e dos anuênios do acordo com os trabalhadores, o que foi revertido em mesa de negociação pelos representantes dos trabalhadores, que garantiram apenas a sua suspensão durante a vigência do acordo e um abono compensatório de R$ 2.524,00, com possibilidade de retomar esse direito em acordos futuros.
“Importante frisar que o acordo aprovado pelos trabalhadores em assembleia garante proteções significativas face à conjuntura. A aprovação garante efeitos retroativos a setembro e o pagamento imediato do abono de R$ 2 mil. A resposta dada pelos empregados da Poupex em assembleia é a confirmação de que o processo negocial avançou e garantiu os direitos dos trabalhadores”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e integrante da mesa de negociação com a Poupex, Kleytton Morais.
Para Raimundo Dantas, diretor do Sindicato de Brasília, “é fundamental ressaltar a representação dos trabalhadores pelo Sindicato. Ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, a entidade cobrou uma posição da Poupex para negociar o ACT e garantir os direitos dos empregados. A aprovação após duas rodadas intensas de negociação é a confirmação de uma atuação propositiva e de defesa dos trabalhadores”.
A assinatura do acordo está sendo agendada pelo Sindicato.
Joanna Alves/Do Seeb Brasília