Tema da próxima mesa de negociação mudou para igualdade de oportunidades
Campanha salarial tem cláusula sobre assédio sexual
O tema da próxima rodada de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancários), na próxima quarta-feira (06), que seria sobre cláusulas sociais e segurança, foi alterado para igualdade de oportunidades.
O Comando Nacional dos Bancários solicitou a mudança em função dos últimos acontecimentos envolvendo o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual.
O escândalo tornou ainda mais urgente a discussão sobre igualdade de oportunidades nos bancos. A categoria quer efetivo combate ao assédio sexual e a violência contra as mulheres nas agências e departamentos bancários.
Veja também: Campanha salarial tem cláusula sobre assédio sexual
Os bancários também querem a manutenção da Comissão Bipartite prevista na cláusula 48ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015, que visa a complementação e acompanhamento de ações para acabar com as desigualdades no local de trabalho.
Outra reivindicação é a implementação de melhorias nos canais de atendimento às bancárias vítimas de violência, ferramenta conquistada pelos bancários na CCT de 2020.
Confira o calendário de negociações:
Segunda-feira, 27 de junho:
Emprego e Terceirização
Quarta-feira, 6 de julho:
Igualdade de oportunidades
Sexta-feira, 22 de julho
Cláusulas sociais e teletrabalho
Quinta-feira, 28 de julho
Cláusulas sociais e segurança bancária
Segunda-feira, 1 de agosto
Saúde e condições de trabalho
Quarta-feira, 3 de agosto
Cláusulas econômicas
Quinta-feira, 11 de agosto
Continuação das cláusulas econômicas
Fonte: Contraf-CUT