Notícias

6 de Novembro de 2013 às 22:59

Teles pressionam e Marco Civil é adiado

Nascido como um projeto inovador, o Marco Civil da Internet tem tudo para fazer do Brasil um exemplo no mundo. Isso se o Congresso Nacional não ceder ao lobby do setor de telecomunicações, controlador de 8% das riquezas do país. A ofensiva é forte e vem dando resultados. Tanto que a votação da proposta, que tramita em caráter de urgência, foi adiada mais uma vez. Agora, a previsão é de que aconteça na próxima semana.
Estranhamente, a decisão ocorre dias depois de a imprensa divulgar um encontro entre executivos das teles, inclusive da Rede Globo, e o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), na residência do presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN).
O PL está concentrado na liberdade de expressão, privacidade do usuário e na neutralidade da rede. O ponto estabelece que os provedores não podem diferenciar, ou seja, discriminar. No entanto, as grandes empresas são contra. Se o lobby prosperar surgirá no Brasil uma internet dos ricos, onde tem tráfego livre quem tem como pagar, e outra dos pobres, excludente e limitadora.
Mobilização
Embora tenha adiado a votação do Marco Civil da Internet, a Câmara manteve a reunião com a comissão geral para debater o PL, nesta quarta-feira (06/11), às 9h. Também está confirmada a mobilização dos movimentos sociais em defesa da democratização da comunicação no Brasil, que continuam cobrando a votação da matéria.
Fonte: Seeb-Bahia



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884