Notícias

30 de Junho de 2024 às 14:09

Sindicato realiza curso de formação em parceria com a Fetec-CUT/CN

O curso "Formação Sindical: História do Movimento Sindical no Brasil, Concepções e Estruturas Sindicais", foi realizado nos dias 28 e 29 de junho e teve como público alvo os dirigentes da entidade


O curso foi ministrado pelo formador Jeter Gomes, pós-graduado em Economia do Trabalho e Sindicalismo. Durante a sua apresentação, o educador pontuou fatos históricos decisivos para os avanços do movimento sindical, como os atos da ditadura militar, a estrutura sindical corporativa, os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT), as mudanças da reforma trabalhista de 2017. Esses foram alguns dos tópicos debatidos nos dois dias de formação.

Veja também: Presidente da Fetec-CUT/CN visita Sindicato dos Bancários em Dourados

Compuseram a mesa de abertura do evento, o presidente da Fetec-CUT/CN, Rodrigo Britto; o presidente do sindicato, Janes Estigarribia; o educador, Jeter Gomes e, o diretor de formação, Laudelino Vieira dos Santos, que fizeram uma breve fala parabenizando a presença da diretoria da entidade que sempre tem participado de cursos formativos se capacitando para bem representar e defender a categoria bancária.

A realização foi da Diretoria de Formação do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (FETEC-CUT/CN), tendo início na noite de sexta-feira (28) e durante todo o sábado (29). Com o tema "Formação Sindical: História do Movimento Sindical no Brasil, Concepções e Estruturas Sindicais", o curso teve como público alvo a diretoria e conselho fiscal da entidade.

O diretor de formação sindical da entidade, Laudelino Vieira dos Santos, que esteve à frente da organização do curso, disse que a capacitação buscou apresentar os fatos históricos que construíram o movimento sindical no Brasil e como influenciaram as articulações do movimento sindical atual. “Foram dois dias de intensos estudos e debates com o objetivo de capacitar e atualizar os conhecimentos da diretoria do sindicato sobre a história dos trabalhadores, do movimento sindical e sobre a conjuntura nacional (política, econômica e social), visando preparar os dirigentes para enfrentar os desafios de defender os interesses da classe trabalhadora, em especial a categoria bancária”, finalizou Laudelino.

O diretor de assuntos jurídicos do sindicato, João Batista dos Santos, o João Grandão, que já presidiu a entidade e, também, já foi vereador, deputado federal e estadual, contribuiu no segundo dia do curso, compartilhando sua experiência sindical e de vida, iniciado no trabalho braçal na roça, depois como bancário e da sua formação acadêmica como professor de história onde lecionou por muitos anos como concursado do Estado e posteriormente a sua formação também no curso de direito, sem nunca ter abandonado o movimento sindical e a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores nesse percurso.

Durante os dois dias de formação, os participantes tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre a conjuntura atual do mercado de trabalho. Discutiram como a reforma trabalhista articulada em 2017 no governo Temer, afetou a relação entre empregados e empregadores, com retrocessos nos diretos obtidos ao longo dos anos, através de muita luta da classe trabalhadora. 

O palestrante, Jeter Gomes, relembrou como a ditadura militar foi um momento de resistência e luta para os movimentos sindicais e sociais. Período no qual os militares dissolveram diretorias de sindicatos colocando em seus lugares interventores favoráveis ao regime, com repressão a qualquer forma de organização de pensamento e sinal de movimentação política contrária ao regime ditatorial, incluindo a organização dos trabalhadores seja por meio de sindicatos, associações ou qualquer outra força contrária ao regime estabelecido.

Para finalizar sua apresentação, Jeter Gomes, pediu uma avaliação dos participantes sobre o curso, no que todos, sem exceção, elogiaram e disseram, entre outras coisas, que o mesmo foi excelente e enriquecedor, proporcionando uma reflexão da história, facilitando a compreensão de que nada nos foi dado de graça, que tudo o que os trabalhadores tem hoje foi conquistado através da luta coletiva organizada pelo movimento sindical.

Ao final do evento, o presidente do sindicato, Janes Estigarribia, agradeceu a participação da diretoria e também fez um agradecimento especial ao palestrante e a Fetec-CUT/CN pela parceria que viabilizou a realização do curso para a diretoria da entidade. “Estamos iniciando mais um mandato à frente do sindicato e os novos dirigentes sindicais precisam conhecer a nossa história e estrutura para compreender o contesto atual, assim os demais dirigentes necessitam de fazer uma releitura do passado buscando o aperfeiçoamento do trabalho sindical no momento de transformação tecnológica que estamos vivendo. Foram dois dias compartilhando conhecimento importante da história da classe trabalhadora brasileira.” Finalizou Estigarribia.

Clique aqui e confira como foi a programação do curso:

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS

Por Joacir Rodrigues

Arquivos para baixar

Galeria de Fotos



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884