Sindicato participa do Grito dos Excluídos em Dourados
Ato foi organizado pelo Comitê de Defesa Popular e levou centenas de manifestantes em passeata no final do desfile cívico do munícipio
Milhares de pessoas foram às ruas em municípios de todas as regiões do país nesta quinta-feira, 7 de setembro, para a 29ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Mais uma vez, a manifestação no Dia da Independência fez ecoar a voz de pessoas representadas por organizações sociais e sindicais.
Nosso Sindicato esteve presente no ato em Dourados, organizado pelo Comitê de Defesa Popular de Dourados, ao qual a nossa entidade é uma das componentes, quando centenas de pessoas saíram em passeata ao final do desfile cívico local, empunhando faixas, cartazes e palavras de ordem em prol dos menos favorecidos do país.
Em sua 29ª edição, o Grito é uma manifestação – realizada em diversas cidades brasileiras – cuja proposta é “ocupar” o 7 de setembro para alertar e refletir sobre os problemas sociais que o Brasil ainda enfrenta – e questionar a segregação da chamada Independência.
Com o mote comum "Você tem fome e sede de quê?", os manifestantes pediram alimentação digna para todas e todos. Em cada localidade, os grupos agregaram outras pautas e também lutaram por causas que afligem suas populações.
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, aproveitou a oportunidade para levar à Avenida Marcelino Pires duas faixas, com pautas da categoria bancária, uma relacionada à saúde dos bancários e das bancárias e a outra, de interesse não apenas da categoria, mas de toda a sociedade brasileira, denunciando que os juros altos geram desemprego, desigualdade e violência.
“Questionamos nosso olhar com quem ainda está fora do sistema, trazendo nossa preocupação com esse cenário de exclusão. É uma denúncia e uma oportunidade de luta para que mais pessoas sejam incluídas na economia. o Grito propõe um olhar para o 7 de setembro que vai além dos desfiles tradicionais da data”, declarou Ivanilde dos Santos Fidelis, a Fifi, Diretora de Políticas Sindicais do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS.
“Independência só existirá quando todos receberem as mesmas oportunidades de inserção econômica na sociedade”, destacou Fifi, que é a representante do Sindicato junto ao Comitê de Defesa Popular de Dourados e uma das organizadoras do evento no município.
Clique aqui e veja a galeria de fotos
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS