23 de Junho de 2015 às 23:59
Saúde é o assunto da vez com a Fenaban nesta quinta e sexta-feira
Os sindicatos e federações retomam as mesas temáticas de Saúde do Trabalhador com a Fenabran (Federação Nacional dos Bancos). A primeira reunião, marcada para esta quinta-feira (25/06), discute o Grupo de Trabalho do Adoecimento. A participação é livre e aberta a todos os interessados nas questões de saúde.
O GT bipartite tem a função de analisar as causas dos afastamentos dos empregados do ramo financeiro, conforme a cláusula 62ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
Na segunda reunião, marcada para sexta-feira (26/06), os bancários avaliam o Instrumento de Combate ao Assédio Moral, previsto na cláusula 56ª da CCT.
Adoecimento
As doenças relacionadas à saúde mental já superam as do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, as chamadas LER/Dort, no ramo financeiro. Em 2013, 18.671 bancários foram afastados por problemas de saúde.
Do total de auxílios-doença acidentários concedidos pelo INSS, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e as doenças do sistema nervoso. Isso significa que de cada dez bancários doentes, cinco são por depressão.