13 de Janeiro de 2016 às 22:59
Redações do Enem denunciam casos de violência

Para entender o tamanho do problema, é só olhar as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, que trouxe como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), pelo menos 55 mulheres relataram nos textos os atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram. O número mereceu atenção inclusive da presidente Dilma Rousseff, que utilizou o Twitter para encorajar as mulheres a denunciarem situações de agressão, assédio ou estupro.
“Não aceite e não compactue! Denuncie”, escreveu Dilma ao divulgar o telefone de número 180 da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres), que presta atendimento a mulher que sofreu qualquer tipo de violência. Outro contato importante é por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal no link http://aplicativos.pgr.mpf.mp.br/ouvidoria/portal/index.html ou pelo telefone (61) 3105-6001.
Só em 2015, a central da SPM atendeu 634.862 denúncias. Na última década, foram feitos mais de 4,7 milhões de atendimentos. Dados alarmantes.