Notícias

1 de Julho de 2024 às 10:30

Presidente da Fetec-CUT/CN visita Sindicato dos Bancários em Dourados

Rodrigo Britto que assumiu a presidência da federação em maio em substituição a Cleiton dos Santos Silva, está visitando todos os sindicatos da base da Fetec-CUT/CN

Na última sexta-feira (28) o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Rodrigo Lopes Britto, visitou o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS onde se reuniu com toda a diretoria da entidade antes do início do curso de formação realizado pelo sindicato em parceria com a federação. Rodrigo Britto esteve acompanhado dos diretores da entidade, Washington Henrique, José Avelino, Edmilson Wanderley, José Garcia e Wadson Freancisco. Os diretores da federação participaram também do primeiro dia do curso.

Rodrigo Britto que assumiu a presidência da federação em maio, durante a realização da 17ª Conferência Regional da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), em substituição a Cleiton dos Santos Silva, está visitando todos os sindicatos da base da federação  para dialogar com as diretorias dos sindicatos para apoiar e num esforço coletivo fortalecer a mobilização para os desafios da Campanha Nacional dos Bancários que está em andamento. Antes da visita ao sindicato de Dourados Rodrigo Britto esteve também no sindicato de Ponta Porã MS.

Com sede em Cuiabá (MT), a Fetec-CUT/CN representa todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE e das cidades de Rondonópolis (MT) e Região Sul, de Dourados (MS) e Região, Barra do Garças (MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região, além de Ponta Porã (MS) e Região.

Em sua fala com a diretoria Rodrigo Britto enfatizou a importância da participação efetiva de cada trabalhador na Campanha Nacional 2024. “é neste sentido que a Contraf-CUT, federações e sindicatos devem focar a campanha, buscando mobilizar a cada bancária e bancário, pois só a coesão e participação de todos fará com que a nossa pauta de reivindicações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos coletivos específicos dos bancos públicos e privados avancem nas mesas de negociações”, disse Britto.

O presidente da federação que faz parte do Comando Nacional dos Bancários também fez um relato do início das negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), em São Paulo, que teve a primeira rodada na quarta-feira (26) e segue nesta terça-feira (02) com a Mesa sobre as "Cláusulas Sociais" que discutirá a jornada de 4 dias e também tratará de reivindicações sobre teletrabalho, segurança física e digital no setor.

Segundo Rodrigo Britto, uma das principais dificuldades dos trabalhadores, não só da categoria bancária, nas negociações para renovação das convenções e acordos coletivos de trabalho está relacionada ao fim da ultratividade, que permitia a eficácia das cláusulas vigentes da Convenção Coletiva de Trabalho, mesmo após o seu vencimento até que outra convenção fosse assinada.

Com o fim da ultratividade, na Reforma trabalhista imposta por Michel Temer, os trabalhadores ficaram desamparados. No caso da categoria bancária, se não fechar a negociação até o dia 31 de agosto, a partir de primeiro de setembro – data base da categoria – os bancos ficam desobrigados de cumprir todas as cláusulas da atual CCT. “Na primeira rodada de negociação, antes mesmo de entrarmos no tema da pauta, cobramos os representantes dos bancos a assinatura da ultratividade do acordo, para que todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria sigam válidos até a assinatura do novo acordo, para seguirmos os próximos passos com serenidade, tendo essa garantia de que nossos direitos seguirão valendo, até a renovação do acordo, porém os negociadores da Fenaban relutaram em assinar, ficando de remeter às direções dos bancos e posteriormente darem retorno ao nosso pleito", explicou a o presidente da federação, Rodrigo Brito.

No encerramento de sua fala o presidente da federação reforçou a disposição da entidade de estar ao lado dos sindicatos filiados e se colocando a disposição para ajudar nas demandas do dia a dia dos bancários e das bancárias de Dourados e Região MS.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, em nome de toda a diretoria e dos bancários e bancárias de Dourados e Região agradeceu a presença dos diretores da federação enaltecendo a importância da parceria entre sindicato, federação, confederação e CUT. “Somos uma categoria com uma convenção Coletiva com abrangência nacional, então é muito importante que possamos contar com as nossas instâncias superiores na organização das lutas para garantir a continuidade dos direitos já conquistados e seguirmos avançando na busca de novas conquistas.” Finalizou Estigarribia.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS

Por: Joacir Rodrigues  



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884