Notícias

11 de Novembro de 2015 às 22:59

ONU destaca agricultura familiar no Brasil

Um dos desafios que o Brasil tem pela frente é promover a alimentação saudável. Assim consta no relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil 2015, do FAO (Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
 
Para isso, a agricultura familiar deve ser incentivada, como afirma o representante do órgão no país, Alan Bojanic. Segundo relatório lançado na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, os pequenos agricultores são responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas.
 
O documento destaca o aumento do número de pessoas com sobrepeso e obesidade em todo mundo, e os males associados ao excesso de peso, como pressão alta e diabetes, que chegam a consumir 20% do orçamento dos países. No Brasil, custou mais de R$ 480 milhões ao SUS (Sistema Único de Saúde).
 
O relatório recomenda a criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis, como comunidades indígenas e quilombolas, medidas contra o desperdício de alimentos e mudanças na produção em função das alterações climáticas.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884