Notícias

14 de Setembro de 2023 às 09:17

O Agro “é pop”, mas quem doa alimentos às comunidades afetadas por enchentes é o MST

Cozinha solidária do MST entregou mais de 10 mil marmitas em Encantado-RS Bancários também participam de campanha solidária para ajudar população

O Agronegócio é de grande relevância para as exportações do Brasil e tem peso no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Com uma forte campanha na Rede Globo, o setor dissemina o slogan “o Agro é Pop”, mas popular e solidário mesmo é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Desde o último dia 7 de setembro, a cozinha solidária do MST no município de Encantado já entregou mais de 10 mil marmitas nas comunidades mais afetadas pelas enchentes.

Dezenas de trabalhadores rurais do movimento, acampados e assentados, integrantes do Levante Popular da Juventude, se deslocaram para ajudar na produção do alimento. Contam ainda com voluntários da comunidade que se juntam para montar e entregar as marmitas.

Informações falsas contra MST

Ao contrário do que disseminam as fakes news e informações preconceituosas contra os trabalhadores rurais do movimento, o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, o que desmistifica a ideia de que os sem-terra não trabalham nas terras que conquistam.

Há mais de dez anos a maior produção de arroz orgânico da América Latina, conforme o Instituto Riograndense de Arroz (Irga) é de assentados do MST. A estimativa é colher mais de 16 mil toneladas na safra 2022/2023, em uma área de 3,2 mil hectares, segundo levantamento do Grupo Gestor.

“Há uma forte campanha feita pela mídia e nas redes sociais pela extrema-direita contra os trabalhadores rurais sem-terra, mas os camponeses do MST produzem para a sobrevivência de suas famílias e para o mercado interno. O Agro visa apenas a exportação porque ganha muito mais dinheiro vendendo em dólar. Muita gente não sabe, mas pelo menos 70% do alimento que vai para a mesa do povo brasileiro é produzido por pequenos produtores”, destaca a presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários do Rio Kátia Branco.

Bancários na campanha

Os bancários também estão em campanha para ajudar a população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O estado contabiliza até o momento 46 mortes devido às chuvas. Dados da Defesa Civil registram pelo menos 46 desaparecidos, sendo 30 na cidade de Muçum, uma das mais atingidas pela catástrofe. Confira abaixo como fazer a sua doação para os atingidos.

Locais de recebimento de doações

Sindicato dos Bancários de Porto Alegre: Rua General Câmara, 424, em Porto Alegre. Fone (51) 3030-9400.

CUT-RS: Rua Barros Cassal, 283 – Porto Alegre. Fone (51) 3224-2484.

Doação em dinheiro: Cresol (133) - Agência 5607

Conta corrente 18.735-6 - CNPJ: 60.563.731/0014-91 - PIX: 51996410961

Fonte: Imprensa SeebRio - Carlos Vasconcellos



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884