Notícias

25 de Setembro de 2017 às 09:50

Ministro da saúde defende o fechamento de 80% dos hospitais públicos

O sistema de saúde no Brasil poderia funcionar com um quinto dos hospitais disponíveis, foi o que disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante evento que aconteceu em São Paulo na última semana. Na sua fala Barros disse que é preciso tirar dos hospitais os pacientes que não precisam de cuidados emergenciais e que o governo federal tem cumprido o papel de financiar metade dos custos com a saúde, mas há desequilíbrio na distribuição do dinheiro público.

Para o ministro, o problema do sistema de saúde é de gestão e por isso, não há moral e nem motivos para os municípios pedir mais recursos. Segundo ele, seriam necessários apenas 1500 dos atuais 7500 hospitais (apenas 20%). Para o ministro, estruturas como hospital-dia e programas como o Saúde da Família são provas que é possível diminuir leitos. Ainda de acordo com a visão retrógada do ministro, as unidades básicas de saúde são “moedas de troca” dos prefeitos. As unidades ficam prontas e as prefeituras não tem como operá-las.

De acordo com Barros, a saúde no Brasil é ideologizada. Todo mundo reclama que a Saúde é ruim, mas ninguém quer mudar. No entanto, Barros admite que o Programa Mais Médicos foi um acerto: O programa conta com 18 mil médicos ao custo de 3 bilhões de reais por ano e essa atenção básica resolve 80% dos problemas. 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884