Mais dois casos de Covid 19 são registrados na CAIXA, desta vez em Rio Brilhante
O sindicato recebeu informação na última terça-feira (14) que um funcionário da Caixa da agência de Rio Brilhante havia testado positivo para o novo coronavírus, mas que o mesmo, por prevenção, já estava afastado há oito dias, por estar com os sintomas da doença.
Na quarta-feira (15) a direção do sindicato fez reunião virtual com a administração da agência para ter mais detalhes da situação e as medidas adotadas pela empresa, tendo a confirmação do caso e que estavam sendo seguidos os protocolos da empresa e também do município, com a desinfecção da agência e o afastamento do funcionário, que teve a confirmação de positivo para a Covid no dia 13 de julho, mas que já estava afastado desde o início do mês.
Ainda na própria quarta-feira, a administração da agência iniciava trabalho em home office, por orientação médica da Secretaria de Saúde do Município. Sendo que a agência fez atendimento apenas dos serviços essenciais na quarta e na quinta-feira, visto que o quadro de funcionários ser composto por sete funcionários, e destes, um estar afastado desde o início da pandemia por ser do grupo de risco e agora mais um home office e o terceiro pela covid.
Mais um caso confirmado na quinta-feira (16)
No final da tarde desta quinta-feira, mais um caso foi confirmado na agência e, na manhã desta sexta-feira (17), o sindicato fez novo contato com a administradora da unidade, sendo informado que com este novo caso a agência passou novamente por desinfecção e permaneceria fechada, com os três funcionários restantes realizando expediente interno para processamentos.
Ainda segundo a administradora da agência, para a segunda-feira (20) a Superintendência Regional deverá disponibilizar reforço de funcionários para a volta do atendimento prioritário e na terça-feira (21) está previsto o retorno do primeiro positivado, que já terá cumprido a quarentena. Os quatro funcionários, incluindo a própria administradora, foram testados e aguardam o resultado dos exames.
CLIQUE AQUI E ASSITA VÍDEO EM HOMENAGEM À CATEGORIA BANCÁRIA, produzido pela Rede Lado (Grupo de 25 Escritórios de Advocacia unidos pela defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e das organizações sindicais) link http://lado.net.br/
O Sindicato alerta: Bancários que contraíram coronavírus devem abrir CAT
A diretoria do Sindicato orienta a todos os empregados infectados pela Covid-19 no exercício do trabalho, a procurar o banco para a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Isso porque, O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a contaminação por Coronavírus se caracteriza como acidente de trabalho, após uma Medida Provisória do governo Bolsonaro ter criado uma norma falando o contrário.
Qualquer acidente de trabalho deve gerar uma CAT. Embora muitas empresas só emitam a CAT quando o funcionário precisa se afastar por mais de 15 dias, o correto é emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho em qualquer situação em que se constate o acidente, mesmo que seja uma ocorrência de baixa gravidade, que nem exija o afastamento do trabalhador (ou exija um afastamento em período inferior a 15 dias).
Fonte: Sindicato dos Bancários de Dourados e Região