Notícias

22 de Junho de 2023 às 10:42

INSS automatiza concessão de pensão por morte

A medida visa reduzir a fila de espera do benefício, que alcançou 132.523 requerimentos em maio, com tempo médio de espera de 68 dias

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a concessão automática da pensão por morte neste mês, utilizando a IA (Inteligência Artificial) para cruzar dados dos segurados com diversas bases de governo federal, estadual e municipal.

A medida visa reduzir a fila de espera do benefício, que alcançou 132.523 requerimentos em maio, com tempo médio de espera de 68 dias. Os dependentes elegíveis para receber a pensão por morte são cônjuge ou companheiro, filhos menores de idade, filhos inválidos ou com deficiência, pais, irmãos menores de 21 anos e irmãos inválidos ou com deficiência.

A concessão automática também é aplicada a outros benefícios, como aposentadorias, salário-maternidade, BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e deficientes, auxilio-reclusão e auxílio-inclusão.

Para solicitar a pensão por morte, é necessário acessar o aplicativo ou portal “Meu INSS” e seguir o processo de análise, fornecendo os documentos solicitados.

Fonte: Seeb-Bahia



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884