INSS amplia horário de atendimento.
16/01/2006 O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) amplia a partir de hoje o horário de atendimento da população em ao menos 553 de suas 1.197 agências espalhadas pelo país. No Estado de São Paulo, 93 das 164 agências vão atender o público por dez horas ininterruptas, das 7h às 17h ou das 8h às 18h. Serão 23 postos da capital, sete na Grande São Paulo e 63 no interior. A mudança tem como objetivo reduzir as filas nas agências, uma vez que o horário de atendimento normal de boa parte das agências, das 8h às 14h, se mostrou insuficiente. A Previdência informou que partir de hoje deixarão de ser distribuídas senhas para o atendimento. Poderá haver, no entanto, preferência para atendimento com hora marcada, principalmente para requerimento de benefícios e realização de perícias médicas. O INSS estuda ainda a possibilidade de marcação de horário por telefone ou pela internet. Descontentes com as mudanças, os servidores do INSS chegaram a ameaçar entrar em greve contra a ampliação do horário de trabalho. Com uma carga horária de 30 horas semanais, os servidores do órgão defendem que o governo contrate novos servidores para que as agências possam funcionar até 12 horas por dia, em dois turnos. O Ministério da Previdência já anunciou a contratação de mil funcionários para que o horário das agências pudesse ser estendido. Nesta semana representantes dos servidores e do governo deverão avaliar as condições de trabalho nas agências e possíveis novas contratações. Os funcionários ainda ameaçam entrar em greve já neste mês. O INSS colocou o telefone 0800-780191 à disposição de quem quiser saber o horário de funcionamento de cada agência. Fonte: Folha Online Ronaldo F. Ramos (SEEB Dourados)