Notícias

18 de Junho de 2013 às 23:59

HSBC demite apesar de ter aumentado a sua lucratividade

Os números revelam um cenário nada bom para o país. Os bancos continuam a demitir, mesmo mantendo grande solidez. O HSBC, por exemplo, demitiu 1.002 funcionários em 2012. Apenas em março deste ano foram mais 40 desligamentos. Tudo para aumentar a lucratividade.
No primeiro trimestre, o banco inglês teve crescimento de 146% nos dividendos. O lucro líquido mundial da empresa foi de US$ 6,35 bilhões (quase R$ 14 bilhões). Enquanto o cofre engorda, os funcionários sofrem com a pressão e o acúmulo de trabalho.
A direção do HSBC ainda diz que os bancários que não sabem organizar o tempo, por isso a sobrecarga. Para piorar, a empresa dá dicas de como administrar melhor o tempo para finalizar todas as atividades dentro do horário de serviço.
Nem os apelos para ampliar o quadro de funcionários funcionam. A organização financeira continua a responsabilizar os trabalhadores que não conseguem dar conta de toda a demanda. Como resultado, aumento significativo do número de doenças e extrapolação da jornada de trabalho.
O Movimento Sindical tem feito diversas manifestações para garantir os direitos dos trabalhadores e reivindicando a contratação de funcionários. Os bancários também devem entrar na luta e denunciar todos os desmandos.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884