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1 de Janeiro de 2001 às 22:59

Fiquem atentos aos Bancos ele pode estar te enganando

Informe-se e fique atento, comece a prestar atenção no que o seu banco faz com você. Veja alguns exemplos do que pode e não pode em suas relações com um banco:

1 - O banco não pode:
Cobrar tarifas além das permitidas pelo Banco Central. Veja a relação delas em sua agência. Veja também os serviços que têm de prestar sem cobrar nada.

Entre as proibições de cobrança que vigoram desde 30 de abril deste ano, estão a compensação de cheques de qualquer valor (antes havia a cobrança por cheques debaixo e alto valores) e, para liquidação antecipada de empréstimos e financiamentos, a cobrança da chamada TLA (Taxa de Liquidação Antecipada).

O banco não pode, tampouco, limitar a quantidade de folhas de cheques utilizadas, isto é, compensadas, embora possa limitar a quantidade de folhas fornecidas por mês a apenas 10.

Emitir extratos difíceis ou impossíveis de compreender.

Todas as tarifas de serviços têm de ser claramente declaradas.

Os nomes das tarifas passam a ser iguais para todos os bancos, assim você pode comparar e escolher melhor.

Obrigar o cliente a utilizar o caixa eletrônico.

Cobrar por serviços ou produtos que você não contratou.

Praticar a venda casada, ou seja, condicionar qualquer prestação de serviço à contratação de outro ou à aquisição de um produto.

2 - O que você tem direito de exigir:

Cópia de contrato que assinou com o banco para qualquer operação contratada: conta corrente, poupança, financiamento e outras.

Cartão magnético gratuito e talão de cheques com pelo menos dez folhas, todo mês.

Ressarcimento dos prejuízos e até indenização nos casos de movimentação fraudulenta de sua conta, com cartão clonado, furtado, roubado ou perdido.

Atendimento eficiente e rápido.

Operações com segurança nos caixas eletrônicos, dentro e fora da agência.

E mais: procure saber como o banco onde você tem conta ou vai abrir uma trata seus funcionários e quais as reclamações que existem contra ele no Banco Central e no Procon
Conheça também sua política em relação ao financiamento atividades predatórias do meio ambiente.

Isso, mais do que exercer seus direitos de consumidor, é ser cidadão.

ONDE E COMO RECLAMAR: Se ocorrer algum problema, reclame. Siga estes passos: Procure o banco e tente resolver amigavelmente. É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio). 2 - Ouvidoria: Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco Itaú 0800- 5700011 Caixa Econômica Federal 0800 725 7474 Banco do Brasil 0800-729 5678 HSBC 0800-701-3904 Bradesco 0800 704 8383 Unibanco 0800 722 6281 Santander 0800 726 0322 Banco Real 0800-286-8787 3 - Registre reclamação no Banco Central (Bacen). É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores. Por telefone: 0800-9792345, por carta (Bacen - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br 4 – Procure o Procon

5 - Procure a Justiça Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça. Outra providência que você poderá tomar: - Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884