Notícias

7 de Janeiro de 2016 às 22:59

Fim da CPI do HSBC está próximo

Para quem não lembra, o início de 2015 trouxe o maior vazamento de informações bancárias da história conhecida como Swissleaks.
Com o escândalo da sonegação, houve abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para apurar os R$ 7 bilhões depositados na filial suíça do HSBC em Genebra por 6.606 contas e 8.667 clientes só entre os brasileiros supostamente envolvidos em um sistema de evasão de divisas entre 2005 e 2007. Só que, quase um ano depois de instalada, a Comissão deve encerrar os trabalhos por falta de documentos que fundamentem as investigações.
A apresentação do relatório final da CPI deve ocorrer assim que os trabalhos na Casa Federal retornem. A ausência de documentos se deve, em grande medida, pela não autorização de divulgação das cópias das listas de contas pelos franceses, que iniciaram as investigações.
Mesmo assim, a investigação deve continuar por parte do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal, que vão receber o texto final da CPI. O caso Swissleaks envolve diversos políticos, empresários e barões da mídia. Existem contas brasileiras em que há mais de US$ 300 milhões em apenas um nome. É hora de intensificar a apuração.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884