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27 de Abril de 2010 às 23:59

Filas: Dossiê é entregue no Ministério Público

O Sindicato dos Bancários de Dourados entregou nesta terça-feira um Dossiê ao Ministério Público Estadual que consta o tempo de espera nas filas dos bancos em Dourados. O documento foi protocolado no MP pelo o presidente da entidade Joacir Rodrigues e o diretor Jurídico José Carlos Camargo Roque. Conforme divulgou a entidade, durante todo o mês de março e abril os diretores do sindicato estiveram monitorando as filas das principais agências da Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil. HSBC, Santander/Real e Itaú. Os diretores aproveitaram ainda para fazer a distribuição de panfletos informativos sobre os direitos dos clientes bancários em relação ao atendimento e o que diz a lei. O monitoramento foi feito para verificar o tempo que as pessoas aguardam para serem atendidas, porém durante o monitoramento outras questões que já era do conhecimento do sindicato mais uma vez foram comprovadas como senhas diferenciadas, agências que não possuem senhas, poucas pessoas para o atendimento, acessibilidade fora dos padrões que exige a Lei entre outras que estão documentas e relatadas no dossiê. O dossiê além do registro no tempo de espera e os outros problemas verificados nas agências, cobra uma solução por parte do MP. Queremos uma ação mais eficaz da promotoria, alega o diretor jurídico José Carlos. Na opinião dele os bancos deitam e rolam, abusam dos clientes, não respeitam o cidadão e ainda coloca em risco a saúde do trabalhador bancário(a) que se expõe diante das muitas queixas e reclamações dos usuários de bancos. O problema não é do bancário, mas sim do banco e os fatos estão comprovados nos documentos entregues no dossiê, foram 30 dias nas filas, ouvindo as pessoas e conferindo de perto o tempo para atendimento, houve caso em que algumas pessoas ficaram mais de 40 minutos para o atendimento na fila do caixa, informa o diretor jurídico. O Sindicato tem recebido muitas reclamações quanto ao não cumprimento da referida lei e embora a fiscalização não seja atribuição nossa intenção foi documentar como anda esse atendimento inicialmente nas principais agências para podermos traçar estratégias de atividades no sentido de denunciar o descaso dos bancos e exigir o cumprimento da lei acrescenta Joacir Rodrigues, presidente da entidade. A Lei 2.642 de 08 de janeiro de 2004, a chamada Lei das Filas, que ampara o cliente bancário sobre tempo de espera para ser atendido, ou seja, de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores ao fim de semana, e 30 minutos em dias anteriores e posteriores aos feriados não é cumprida na maioria dos bancos o que deixa muitas pessoas com os nervos a flor da pele. Isso não pode continuar ocorrendo, alguém tem que tomar as providências. O Sindicato não tem poder fiscalizador, não é nosso papel fiscalizar, mas estamos fazendo a denúncia, não é admissível que uma pessoa fique quase uma hora para o atendimento, é um verdadeiro abuso cometido pelas instituições financeiras, que podem resolver essa questão, por isso é importante que todos os órgãos de defesa e proteção ao cidadão, façam valer a Lei, acrescentou Rodrigues.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

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