FGTS tem sustentabilidade fragilizada com retiradas

Nos últimos anos o volume de saques tem sido maior do que o de arrecadações
O FGTS completa 55 anos com grande risco. Os sucessivos saques permitidos pelos governos Temer e Bolsonaro comprometem a sustentabilidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
O esvaziamento prejudica toda a nação. Sem recursos, não há como o FGTS fomentar investimentos em setores essenciais, para auxiliar o país a crescer novamente.
O Fundo foi criado pela Lei nº 5.107, em setembro de 1966, com o objetivo de proteger o trabalhador em momentos de desemprego e outras dificuldades e, ao mesmo tempo, ser responsável pelos financiamentos de investimentos em habitação, infraestrutura e saneamento básico.
Mas, nos últimos anos o volume de saques tem sido maior do que o de arrecadações. No acumulado de janeiro a outubro de 2020, as retiradas de recursos do FGTS superaram a arrecadação em R$ 7,076 bilhões.