Federação Centro-Norte realiza sua 18ª Conferência Regional neste sábado 9

Encontro, por videoconferência, aprovará as propostas e os delegados e delegadas que o Centro-Norte enviará à 27ª Conferência Nacional e encontros nacionais de bancos públicos e privados, de 21 a 24 de agosto
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte realizará neste sábado 9 de agosto, de forma virtual, a 18ª Conferência Regional da Fetec-CUT/CN para discutir e aprovar as propostas que levará à 27ª Conferência Nacional dos Bancários, aos encontros nacionais de bancos privados e congressos dos bancos públicos, que acontecerão em São Paulo entre os dias 21 e 24 de agosto.
A 18ª Conferência Regional da Fetec, que este ano terá como tema “Trabalhadores do Ramo Financeiro Rumo à COP 30”, também homologará os delegados que representarão o Centro-Norte nos encontros nacionais, que serão presenciais.
>>>>> Veja Também: Bancários aprovam propostas de Mato Grosso do Sul para as Conferências Regional e Nacional
A programação (horário de Brasília)
09h30 – Abertura da sala.
10h00 – Aprovação do Regimento Interno.
10h10 – Abertura da 18ª Conferência Regional.
11:00 – Atual conjuntura e os desafios do movimento sindical, com Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.
11h30 – COP-30 (Informes).
12h00 – Painel 01 - Conjuntura internacional e nacional (Crescimento do Fascismo e Defesa da Democracia). Palestrante: Ricardo Berzoini, ex-ministro do Trabalho e da Previdência, ex-deputado federal (PT-SP) e ex-presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).
12h30 – Debate.
13h00 – Fechamento.
13h30 às 14h30 – Intervalo para o almoço.
14h30 – Painel 02 - Avanços tecnológicos, Inteligência Artificial e Impactos no Trabalho Bancário.
– Novas formas de trabalho, terceirização e pejotização no Ramo Financeiro. Palestrante: Gustavo Cavarzan (economista do Dieese).
15h00 – Debate.
15h30 – Fechamento.
16h00 – Comunicação popular na era das redes sociais. Palestrante: Reginaldo de Oliveira (publicitário pós-graduado em Assessoria de Comunicação | Assessoria de mídias sociais da Fetec-CUT/CN).
16h30 – Debate.
17h00 – Fechamento.
17h30 – Aprovação das propostas, moções e homologação d@s delegad@s para os Encontros Nacionais (35ª Conferência Nacional /Conecef/CNFBB/Encontros de Bancos Privados).
18h30 – Encerramento.
Temas de discussão deste ano
O Comando Nacional dos Bancários definiu como temas de discussão para as conferências regionais e nacional deste ano os seguintes temas:
- Conjuntura internacional e nacional (crescimento do fascismo e defesa da democracia);
- Avanços tecnológicos, inteligência artificial e impactos no trabalho bancário;
- Regulação do Sistema Financeiro Nacional, a luta pela queda dos juros e pela neoindustrialização brasileira;
- Nova onda de mobilização para conquistar a redução da jornada sem redução de salário e a super exploração dos trabalhadores sem jornada de trabalho definida
- Novas formas de trabalho; terceirização e pejotização no setor bancário;
- Formação da classe trabalhadora;
- Comunicação popular na era das redes sociais;
- Novas formas de mobilização;
- Saúde e condições de trabalho.
Calendário dos encontros nacionais
21/08 – Abertura conjunta dos congressos de bancos públicos (presencial – 18h – São Paulo).
22/08 – Encontros nacionais (presenciais – 9h às 18h – São Paulo) dos funcionários do Bradesco, do Itaú e do Santander.
22/08 - 35º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.
22/08 - 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa.
22/08 – Abertura da 27ª Conferência Nacional dos Bancários (presencial – 18h – São Paulo).
23/08 – 27ª Conferência Nacional dos Bancários (presencial – 9h às 18h – São Paulo).
24/08 – 27ª Conferência Nacional dos Bancários (presencial – 9h às 14h – São Paulo).
Fonte: Fetec-CUT/CN