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1 de Janeiro de 2001 às 22:59

Entra em vigor as novas regras para as centrais de atendimento

Entra em vigor a partir de hoje as novas regras para os call centers fixadas pela presidência da República, em agosto, e que tem por objetivo disciplinar o atendimento dos serviços telefônicos na tentativa de acabar com a espera dos consumidores para serem atendidos. Uma das novidades na nova regra é o atendimento imediato para solicitações de cancelamento feito pelo cliente. A ligação também só poderá ser transferida uma vez para outro atendente e as primeiras opções no atendimento eletrônico deverão ser "falar com o atendente" ou "cancelamento de contrato". Os clientes que ligarem para as centrais de atendimento das instituições financeiras deverão esperar, no máximo, 45 segundos. Os bancos que possuem o SAC-Serviço de Atendimento ao Consumidor terão que ficar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Para os demais segmentos como planos de saúde, televisão por assinatura, entre outros, o tempo de espera deverá ser no máximo de 60 segundos. As mudanças nos SACs das empresas serão acompanhadas de perto pelas entidades de defesa do consumidor - principalmente no período inicial de implantação. Empresas não estão preparadas Quatro meses foi o período concedido às empresas para adaptação, mesmo assim muitas não responderam às consultas realizadas no último mês pelos órgãos de proteção ao consumidos, os Procons. Segundo a coordenadora do Procon de Brasília, Ildecer Amorim, muitas empresas não estão preparadas. As empresas que descumprirem o decreto estão sujeitas ao pagamento de multas que podem chegar a R$ 3 milhões, segundo o CDC-Código de Defesa do Consumidor. O consumidor que detectar descumprimento nas regras de atendimento poderá denunciar as empresas. As reclamações podem ser feitas nas unidades do Procon, Ministério Público e Defensorias Públicas. Confirmada a irregularidade, as companhias poderão sofrer multas de R$ 200 a R$ 3 milhões como forma de punição.



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