Notícias

29 de Abril de 2022 às 10:05

Empregos sem direitos já ultrapassam os com carteira assinada

O Dia Internacional dos Trabalhadores, no próximo domingo, 1º de maio, será de manifestações em todo o país, por um Brasil que retome o caminho do desenvolvimento, da soberania, da dignidade de seu povo; e isso só pode se dar com “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, tema dos atos deste ano. Em Dourados o evento se chamará “Amanhã vai ser Outro Dia” em homenagem a música do cantor Chico Buarque, Apesar de Você. O ato acontece no Parque do Lago a partir das 14h30, com Carnaval para os trabalhadores 

No Brasil governado por Jair Bolsonaro, os empregos precários, sem carteira de trabalho e sem direitos como férias, licença saúde ou aposentadoria, já superam os empregos com carteira assinada. Durante o governo Bolsonaro, enquanto o emprego protegido (com carteira ou estatutário) cresceu 0,3%, o emprego desprotegido (sem carteira e conta própria) cresceu 7%.

Clique aqui e veja também: Juízes criticam reforma trabalhista e período grave aos princípios sociais’

Segundo a PNAD Contínua, do primeiro trimestre de 2019 (início do governo) até o trimestre encerrado em fevereiro de 2022, o contingente de trabalhadores desprotegidos superou o número de trabalhadores protegidos. Atualmente, são cerca de 44,9 milhões de empregos com carteira assinada ou estatutários e 46,2 milhões de pessoas em empregos sem carteira ou conta própria.

Desemprego

Apesar da recente queda nos indicadores, a taxa de desocupação continua nas alturas. No trimestre encerrado em fevereiro deste ano – dados mais recentes da PNAD Contínua - IBGE –, a taxa de desocupação no Brasil foi de 11,2% o que representa um volume de 12 milhões de desempregados. Entre o trimestre encerrado em dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, havia cerca de 27,3 milhões de pessoas subutilizadas no Brasil; e o número de pessoas desalentadas – aquelas que mesmo querendo trabalhar desistiram por entenderem que não conseguiriam – foi estimado em 4,7 milhões.

Salários diminuem

Outro dado do Brasil de Bolsonaro é a queda no rendimento dos trabalhadores: o valor do rendimento médio real por pessoas ocupadas foi estimado em R$ 2.511. É o menor valor registrado em um trimestre encerrado em fevereiro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. Na comparação com o mesmo período do ano anterior (fevereiro/2021), o valor do rendimento é 9,1% ou R$ 242 menor.

Empregos e direitos dos bancários

O setor bancário não fica atrás. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram fechados mais de 4 mil postos de trabalho nos bancos.

Temos várias lutas pela frente, a nossa categoria bancária vai enfrentar uma campanha salarial dura, onde os banqueiros têm todo apoio do governo para retirar direitos, leia-se Reforma Trabalhista, e dos deputados federais que atacam com projetos de lei nossa jornada de trabalho, defesa do sindicato coletivamente, horas extras e todos os direitos conquistados ao longo de décadas.

Portanto, a luta já iniciou e temos que contar com o esforço de todos em assembleias, paralisações, protestos, reuniões e, principalmente, nas eleições contra o autoritarismo. Caso contrário, nossa categoria pode desaparecer junto com piso salarial, PLR, plano de saúde, tíquetes, defesa dos interesses dos bancários e tudo mais.

Ato em Dourados - 1º de Maio | Carnaval

Neste domingo, 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores haverá carnaval em Dourados a partir das 14h30 no Parque do Lago. O evento se chamará “Amanhã vai ser Outro Dia” em homenagem a música do cantor Chico Buarque, Apesar de Você. 

A folia terá atrações culturais com a participação do grupo de percussão Batuqueiras e as bandas Soul Samba e Chokito. O evento em comemoração ao Dia do Trabalhador é uma iniciativa do Comitê de Defesa Popular com apoio de diversos sindicatos e movimentos de Dourados.

Por consequência da pandemia do COVID-19 não há carnaval há dois anos em Dourados, mas com a diminuição dos casos e com a imunização foi possível a volta do carnaval na cidade, assim como em outras cidades do país, que festejaram no último final de semana.

A atividade não tem custo aos participantes e é aberta para todas pessoas de Dourados e seus familiares. A concentração ocorrerá no Parque do Lago, ao fim da Avenida Marcelino Pires, e depois haverá caminhada junto ao trio elétrico, como já ocorreu em 2020. Chame seus amigos e traga sua família pra se movimentar com a gente!

Organização: Comitê de Defesa Popular

Apoio: ADUF Dourados, Simted, Sintef, Sindicato dos Bancários, Sinasefe, ADUEMS e Andes - SN.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884