Notícias

14 de Janeiro de 2016 às 22:59

Elevação dos juros do FNE é um risco

Os Fundos Constitucionais foram uma importante conquista para a sociedade, já que é uma fonte de recursos governamentais destinados ao desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Porém, sem qualquer justificativa, os juros do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) foram elevados para 14,12%.
 
O problema é que o aumento da taxa, antes praticadas entre 7% e 10%, representa um risco para a área de atuação do BNB, responsável pela gestão e aplicação do fundo. A medida deverá retrair os negócios relativos ao FNE, assim como o próprio banco, já que 50% do crédito de longo prazo da instituição financeira são provenientes do fundo.
Outra questão é a taxação de não aplicação correta dos recursos, o que para a AFBNB (Associação de Funcionários do Banco do Nordeste) não será difícil de ocorrer, já que os juros foram elevados.
Diante da situação, é preciso unidade da sociedade, sobretudo, dos parlamentares nordestinos, para que essa decisão seja revertida e que o FNE continue sendo um subsidiado, acessível e voltado principalmente para os pequenos empreendedores.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884