Eleições para delegados sindicais começam nesta quarta-feira (18)
As eleições para delegados sindicais acontecerão nos dias 18 e 19 de dezembro com urnas itinerantes que irão percorrer todas as unidades do BB e, nas agências da Caixa que possuem candidatos inscritos
Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal poderão escolher, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de dezembro) os seus delegados sindicais. O pleito ocorrerá com urnas itinerantes nas unidades dos dois bancos públicos.
No BB, onde pelos critérios pré-estabelecidos no Acordo Coletivo, serão eleitos 03 (três) representantes na base de atuação do sindicato, as urnas passarão por todas as agências.
Na Caixa, a eleição é por local de trabalho (agência/unidade), desta forma as urnas passarão onde houver candidato(a) inscrito(a). A votação é aberta a todos os bancários, sindicalizados ou não.
Delegados sindicais: fundamentais para a luta dos bancários
Os delegados sindicais fortalecem a representação dos trabalhadores fiscalizando as condições de trabalho, denunciando irregularidades, mobilizando os colegas e acionando o Sindicato quando necessário. É uma conquista da categoria e é fundamental ocupar esse espaço.
Delegado Sindical, o que é?
O Delegado Sindical é o representante dos bancários em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores. Ele é o primeiro elo entre a categoria e o Sindicato, eleito pelos colegas de sua agência ou unidade para representa-los diante das mais variadas demandas. Ele é a ponte que leva a opinião dos colegas ao Sindicato e vice-versa.
Conheça os candidatos inscritos:
Banco do Brasil
- Samuel Rodrigues Lopes – BB Agência Fátima do Sul;
- Cassio da Silva de Almeida - BB Agência Caarapó;
- Marcelo Henrique Vasconcelos de Aragão - BB Agência Centro Dourados.
Caixa Econômica
- Joel Vieira Martins - Caixa Fatima do Sul;
- Juliana Gonçalves Vasconcelos Seben - Caixa Ag. Itaporã;
- Quesia de Souza Gonçalves - Caixa Ag. Maracaju;
- Leide Daiane B de Souza - Caixa Ag. Rio Brilhante;
- Nayla Silvane Cristaldo - Caixa Ag. Nova Alvorada do Sul;
- Rafael Oliveira da Silva – Caixa Ag. Centro Dourados;
- Jose Vander F. Zanchetta - Caixa Ag. Água Boa Dourados;
- Rodrigo Orue - Caixa Ag. Marcelino Pires Dourados;
- Victor Shinzato - Caixa Ag. Caarapó.
A posse dos delegados eleitos será no dia 02 de janeiro de 2025, para um mandato de 01 (um) ano.
Leia mais:
A importância do Delegado Sindical – Direitos e Deveres
O representante sindical de base, ou delegado sindical, é a força expressiva fundamental para organizar a luta e a mobilização dos trabalhadores.
O delegado sindical, estando no dia-a-dia das agências, é o elo entre os trabalhadores e o Sindicato. Ele é eleito pelos próprios bancários de sua unidade e deve incentivar o debate das questões locais e levar as demandas de seus representados para o Sindicato. É função dele reunir as reivindicações de seus colegas e levá-las para o Sindicato, que por sua vez pode pautar essas reivindicações nas negociações que tem com os bancos.
O delegado sindical deve ser atuante e manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e sempre atuando em benefício coletivo.
Durante o mandato, o delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação com o empregador. Também lhe é assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato e até um ano após o término.
Independência para representar
O representante eleito tem ligação com a entidade sindical da respectiva base e desenvolve suas atividades de forma independente da classe patronal, do estado, do governo, dos partidos políticos, dos credos religiosos e de agrupamentos de natureza não-sindical, respeitando a pluralidade e a diversidade existentes dentro do grupo.
O delegado sindical deve, sempre verificar se o banco está cumprindo os acordos, convenções, contratos coletivos e decisões normativas firmados com a Contraf, intervindo e denunciando ao Sindicato no caso de descumprimento.
O delegado deve encaminhar as deliberações dos trabalhadores dos fóruns legítimos do Sindicato (assembleias, congressos e conferências).
Atuação dos delegados sindicais está garantida por lei
A representação sindical de base pode ser constituída por iniciativa do Sindicato, conforme prevê a legislação brasileira. Veja por quais leis os delegados estão amparados:
Constituição Federal – Artigo VIII
Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) – Artigo 543
Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Artigo 87
Aditivos (BB, Caixa e BNB) à Convenção Coletiva dos Bancários
Atribuições
Comprometer-se e responsabilizar-se com a organização dos empregados em seus respectivos locais de trabalho, promovendo reuniões e estimulando a participação dos mesmos nas atividades promovidas ou convocadas pelo Sindicato, tais como assembleias, plenárias, congressos, conferências, seminários, etc.
Responsabilizar-se, subsidiariamente e quando necessário, à direção sindical, pela distribuição dos boletins e publicações do Sindicato que digam respeito aos trabalhadores.
O representante eleito poderá promover reuniões no local de trabalho, segundo acordo prévio com o gestor, para levar informações de interesse dos trabalhadores, ouvir e trazer suas demandas para o Sindicato.
É fundamental promover a aproximação dos trabalhadores com o Sindicato para organizar e ampliar a luta e a mobilização do funcionalismo a partir do local de trabalho, ressaltando a importância de sindicalizar-se.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS