Notícias

30 de Dezembro de 2015 às 22:59

EDITORIAL: Democracia e justiça social

Para muita gente, 2015 já vai tarde. Sem dúvida, para os trabalhadores foi um ano difícil, marcado por uma onda de desemprego, principalmente no setor bancário, queda no nível salarial, inflação em alta, ajuste fiscal, agravamento do assédio moral e muitos outros problemas que costumam dificultar a vida dos mais carentes.
Mas, há também o outro lado. Em 2015, as forças progressistas e populares, com o apoio decisivo dos trabalhadores, conseguiram, praticamente, barrar o golpe tramado pela extrema direita, sob a coordenação do PSDB. Também ainda tiveram força para obrigar o governo a sinalizar com mudanças na política econômica, a começar com o troca do banqueiro Joaquim Levy por Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda.
Se o mundo continua a girar, a luta não pode cessar. Portanto, para 2016, a agenda dos trabalhadores, em especial a dos bancários, inclui desafios que exigem unidade, mobilização e uma concentração de esforços para espantar de vez toda e qualquer ameaça à democracia e aos direitos trabalhistas. E isso passa pelo pleito municipal de outubro próximo, quando torna-se decisiva a eleição de prefeitos e vereadores comprometidos com um projeto de Brasil que reforce a desconcentração da riqueza e a superação da pobreza.
O primeiro passo é enterrar de vez as conspirações golpistas materializadas no Parlamento pelo PSDB e DEM, porque os que defendem o impeachment são os mesmos que sempre estão tentando, de todas as formas possíveis, subtrair direitos e conquistas dos trabalhadores, sob o falso argumento de tornar o Brasil mais competitivo no mercado externo.
Assim, é fundamental manter a mobilização pela retomada do crescimento econômico, a fim de garantir a recuperação do nível de emprego e a elevação da renda, derrotar as forças do atraso na eleição municipal de 2016 e garantir o Estado democrático de direito.
Seeb-Dourados e Região



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884