Diretoria do Sindicato visita e parabeniza categoria no Dia do(a) Bancário(a)
Parabéns, bancárias e bancários pelo seu dia, todos os dias, porque esta história é você quem faz, junto com o seu Sindicato
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS visitou todas as agências bancárias nesta segunda-feira, 28 de agosto – Dia do Bancário e da Bancária – nas treze cidades de sua base territorial composta pelos municípios de Dourados (sede); Caarapó; Juti; Fátima do Sul; Vicentina; Jateí; Glória de Dourados; Deodápolis; Itaporã; Douradina; Rio Brilhante; Nova Alvorada do Sul e Maracaju.
Apesar de dias tão difíceis, a categoria tem sim, o que comemorar: jornada de seis horas, descanso remunerado nos finais de semana, tíquetes refeição e alimentação, salário-base, PLR e licença paternidade ampliada. Nada foi consentido pelos bancos. Tudo foi conquistado com participação em assembleias, mobilizações e greves. E foi assim que a categoria conquistou a única Convenção Coletiva de Trabalho em nível nacional do Brasil, protegendo direitos históricos e fundamentais.
Além dos parabéns!
Na visita, realizada nesta segunda-feira, a diretoria do sindicato felicitou uma a uma cada bancária e cada bancário pela passagem da celebração do seu dia e, além dos merecidos parabéns, para marcar a data, a categoria recebeu também uma bolsa térmica como brinde.
Segundo o presidente do sindicato, Carlos Longo: “O brinde entregue hoje é uma singela homenagem do nosso sindicato aos trabalhadores da nossa base territorial de atuação. Parabéns, bancárias e bancários pelo seu dia, todos os dias, porque esta história é você quem faz, junto com o seu Sindicato.”
Clique aqui e vejam algumas imagens da entrega dos brindes
A nossa História!
A celebração do Dia do Bancário em 28 de agosto, faz referência a greve de 1951, que começou no mesmo dia 28 de agosto e foi a mais longa da história.
A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A luta da categoria deu muitos resultados traduzidos em direitos e benefícios. Os bancários(as) têm uma das maiores Convenções Coletivas de Trabalhadores da América do Sul, atualmente com mais de 90 cláusulas.
São mais de 90 anos de luta sindical que proporcionam ser a primeira categoria a receber PLR e ter benefícios como: Jornada de 6h; Vale-refeição; Cesta alimentação; Plano de saúde; Ampliação da licença-paternidade, entre muitos outros abaixo:
Veja também: Dia do Bancário: categoria tem muito a comemorar
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS