Diretores do Sindicato participam de debate que discute meio ambiente e o mundo do trabalho promovido pelo Dieese

Os diretores dos Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, Janes Estigarribia, Raul Verão, Walter Ogima e, Carlos Longo, participaram na sexta-feira, 25 de abril, da Jornada Nacional de Debates “Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa-Rumo à COP 30”, realizada pelo DIEESE em Mato Grosso do Sul, em conjunto com as centrais sindicais e apoio do Labora - Fundo de Apoio ao Trabalho Digno.
O debate foi conduzido pela economista e socióloga Renata Belzunces, técnica do DIEESE, que estuda os temas da transição justa, trabalho e meio ambiente. A iniciativa faz parte da preparação da classe trabalhadora para o 1º de Maio e para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).
O diretor do sindicato dos bancários de Dourados, Walter Ogima que tem participado de uma comissão para tratar de assuntos da COP-30 destacou a importância do evento que é de extrema importância. Estamos vivendo um momento bastante difícil na crise climática, por isso, precisamos ter conhecimento e entender o que está acontecendo para juntos achar uma solução e precisamos de propostas que garantam desenvolvimento sustentável com justiça social e trabalho decente.
Durante o encontro, foram debatidos temas como geração de empregos verdes; requalificação profissional; políticas públicas para um desenvolvimento sustentável e impactos das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis. A meta é construir propostas sólidas para serem apresentadas nas mesas de negociação e fóruns nacionais e internacionais ligados à COP 30.
COP 30
A COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência, incluindo líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil e do movimento sindical.
Os principais temas em discussão na COP 30 incluem: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 2. Adaptação às mudanças climáticas. 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 5. Preservação de florestas e biodiversidade. 6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
Fonte: Comunicação do SEEBCG-MS, com edições do Seeb-Dourados