Notícias

30 de Agosto de 2012 às 23:59

Dieese: 97% dos reajustes salariais do País estão acima da inflação

No primeiro semestre de 2012, 97% dos 370 reajustes analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) incorporaram ganhos reais, ou seja, ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo IBGE. Apenas 0,5% dos reajustes ficaram abaixo deste índice, segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira.
De acordo com o Dieese, no primeiro semestre de 2012 os reajustes analisados apresentaram, em média, ganho real de 2,23% acima do INPC, o melhor resultado de negociações salariais desde 1996. O levantamento aponta ganhos reais de 2% a 3% em 29% dos casos analisados. Em 14% dos casos o aumento ficou acima de 4% do INPC.
Por setor econômico, a indústria e o comércio tiveram percentuais semelhantes à taxa geral. Nessas áreas, 98% das negociações resultaram em ganhos reais, sendo que em nenhuma delas houve reajuste abaixo da inflação. No setor de serviços, o percentual cai um pouco e fica em 94%, com registro de 1,3% das negociações com reajustes abaixo do INPC.
Na análise por região geográfica, todas tiveram aumentos reais em maior proporção. O Centro-Oeste, no entanto, merece destaque, considerando que as 32 negociações analisadas resultaram em conquistas financeiras reais nos salários. Apenas as regiões Norte e Nordeste tiveram categorias com reajuste abaixo da inflação.
Em junho, o IBGE divulgou que o INPC fechou o primeiro semestre do ano com 2,56%. O índice abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e cinco salários-mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões.
Fonte: Portal Terra - Com informações da Agência Brasil.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884