24 de Abril de 2014 às 23:59
Dia Nacional de Luta no HSBC paralisou agência em Dourados
O Sindicato dos Bancários coordenou uma paralisação na agência do HSBC em Dourados, nesta quarta-feira (23), que permaneceu sem atendimento ao público durante todo o dia. A atividade fez parte do Dia Nacional de Luta dos Funcionários, conforme orientação da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.
Munidos de carro de som, faixas, cartazes e Carta aberta aos clientes com o título: “HSBC: descaso no Brasil e no mundo”, os funcionários denunciaram que a situação nunca esteve tão ruim, depois de 17 anos de atuação do banco no Brasil, com demissões, fechamento de agências, falta de funcionários, aumento da pressão e do assédio moral e perseguição aos adoecidos entre outros.
A carta citava ainda que o banco teve como lucro mundial U$ 16,2 bilhões (R$ 37 bilhões), no ano de 2013, mas que no Brasil a sua política é reduzir custos, sendo que somente nos três primeiros meses do ano já fechou 20 agências e dispensou 142 funcionários.
No documento que foi entregue aos clientes e usuários do banco desde às 07h da manhã os trabalhadores exigem que o HSBC respeite o Brasil, os seus clientes e usuários e os 23 mil funcionários restantes, além de pedir a compreensão e o apoio de todos os brasileiros.
Clique aqui e veja também: Em Dia Regional de Luta bancários paralisam agências do Itaú em 7 Estados
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues