12 de Janeiro de 2016 às 22:59
Criticado pela elite Bolsa Família é exemplo para o mundo

Desde a criação, há quase 13 anos, o Bolsa Família ajudou a tirar cinco milhões de pessoas da extrema pobreza. Entre 2011 e 2015, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) recebeu 406 delegações de 97 países, interessados em entender melhor o funcionamento do programa. Nesse período, o Ministério também participou de mais de 100 eventos internacionais com objetivo de apoiar e facilitar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
O Bolsa Família foi citado no fim do ano passado pelo Relatório de Desenvolvimento Humano 2015, do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O documento diz que o programa foi essencial para a redução da pobreza multidimensional no país, por promover acesso à saúde, educação e assistência social.
O programa também tem ajudado a reduzir as taxas de inatividade e informalidade. Além disso, acompanha a frequência escolar de 17 milhões de alunos anualmente, a saúde de 9 milhões de famílias por semestre, reduzindo na metade, a deficiência nutricional crônica.