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14 de Maio de 2009 às 23:59

Crise não afeta o consumo diz pesquisa

A crise financeira mundial não afetou o consumo das famílias brasileiras. Segundo pesquisa da LatinPanel, houve aumento de gastos e volume em todas as cestas pesquisadas e classes sociais do país. A quantidade das compras de alimentos, bebidas, higiene e limpeza do lar subiu 9% e os gastos 15%. O destaque vai para o consumo das famílias das classes D e E, impulsionadas pelo aumento do salário mínimo e por programas sociais, como o Bolsa Família. A frequência em pontos de venda também cresceu em 6%, e no geral 8%, entre a população de baixa renda. Segundo o instituto, o percentual indica que o consumidor mais pobre faz compras à medida que precisa. A pesquisa que acompanha 8.200 domicílios semanalmente no país identificou também que as cestas de higiene e beleza tiveram o maior crescimento nos gastos no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Desde o inicio da pesquisa, em 2004, o levantamento constatou pela primeira vez que o crescimento das despesas com alimentação em casa (7,8%) superou os gastos com alimentação fora (3,6%), considerando o primeiro trimestre de 2008.



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