Crescem queixas contra os caixas eletrônicos
Há muito tempo que os clientes enfrentam problemas com os caixas eletrônicos de auto atendimento nos bancos. Retenção do cartão e do dinheiro sacado, falta de manutenção e erros nas operações são apenas algumas das queixas que crescem a cada dia no Banco Central. Somente nos dois primeiros meses deste ano, o BC registrou 184 reclamações procedentes relacionadas a caixas eletrônicos. O número representa quase um quarto das 763 queixas contabilizadas pela entidade no mesmo bimestre. O montante forçou o BC a criar uma classificação específica para o serviço de auto-atendimento, denominada Segurançados Meios Alternativos, que foi a campeã dentre todos os tipos de reclamações procedentes. O grande número de reclamações reforça a certeza de que, mesmo sendo uma boa alternativa, o atendimento eletrônico não substitui o trabalho do bancário. Apesar dos avanços tecnológicos, realizar as operações na boca do caixa ainda continua sendo a melhor e mais segura forma de utilizar os serviços bancários. Falta agora os banqueiros reconhecerem isso, valorizando os bancários e ampliando o número de postos de atendimentos.