17 de Setembro de 2014 às 23:59
Confira como andam as negociações específicas na Caixa, BB, Santander, Sicredi e Financeiras
Caixa e Banco do Brasil
A direção da Caixa mais uma vez frustrou as expectativas ao negar a maioria das propostas dos empregados para questões de carreira e jornada, na quarta rodada específica da Campanha 2014. A reunião ocorreu na sexta-feira 12/09.
Todos os pontos da pauta já foram apresentados e discutidos com o banco que agora tem de apresentar proposta às reivindicações dos trabalhadores. Nova reunião ainda sem data para acontecer.
No Banco do Brasil os representantes dos bancários estão cobrando que a direção da empresa apresente proposta global às reivindicações do funcionalismo. Na sexta 12/09 ocorreu a terceira rodada de negociação específica para tratar do tema remuneração, esgotando todos os itens da pauta aprovada durante o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
A expectativa é de que o banco apresente proposta global na rodada de negociação, já agendada, para o dia 26 de setembro.
Clique aqui e veja também: Trabalhadores cobram proposta global do Banco do Brasil
Clique aqui e veja também: Comando e direção do BB antecipam negociação específica para esta quarta 24/09
Clique aqui e veja também: Caixa diz “não” para quase tudo
Clique aqui e veja também: Comando volta a negociar com Caixa nesta quarta e aguarda proposta
Santander e Sicredis
Santander e Sicredis
Na segunda rodada de negociação da pauta específica dos funcionários com o Santander, nesta segunda (15/09), Contraf-CUT, garantiu o compromisso do banco com a renovação de várias cláusulas do atual acordo coletivo aditivo à Convenção Coletiva (CCT).
O banco ficou de verificar o atendimento com avanços das demais cláusulas e das novas demandas dos bancários. Nova rodada foi pré-agendada para o dia 22/09.
Sicredis – A direção do Sindicato foi surpreendida pelo comunicado, via telefone, do negociador da Cooperativa, Fabio Henri-que de Oliveira, dando conta que os Sicredis não abrirão nova negociação com os trabalhadores. Limitando-se a dizer que a proposta unilateral apresentada pela empresa e rejeitada por unanimidade pelos funcionários em assembleia, é a final.
O sindicato tentará, ainda através do diálogo, convencer os patrões a respeitarem a decisão de seus trabalhadores voltando à mesa de negociação. Para tanto a entidade está solicitando uma reunião com os presidentes das Sicredi Centro Sul e Pantanal para discutir o assunto.
Clique aqui e vejam também: Negociação com Santander mantém conquistas e bancários querem mais
Clique aqui e veja também: Em assembleia trabalhadores do Sicredi rejeitam por unanimidade a proposta patronal
Financiários: Rodada com a Fenacrefi cancelada
A negociação com a Fenacrefi (Federação das Financeiras) pode sofrer atraso. O motivo é o cancelamento do debate marcado para terça-feira (16/09), quando seriam colocadas na mesa as propostas econômicas, destaque para o reajuste salarial de 11,38%.
A pauta inclui ainda adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), implantação do vale-cultura e a unificação da data-base com a dos bancários, ou seja, 1º de setembro. A nova data da quarta rodada de negociação ainda será definida.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues