1 de Janeiro de 2001 às 22:59

Comite divulga Nota de Repúdio: contra vereador

O Comitê Regional de Defesa Popular que congrega várias entidades sindicais e associçãoes, divulgou nesta segunda-feira Nota de Repúdio contra a atitude do vereador Eduardo Marcondes(PMDB) que registrou queixa-crime contra um dos manifestantes sobre a proibição da queima da palha de cana no municipio de Dourados, veja a integra da Nota. NOTA DE REPÚDIO A ELITE dominante do nosso país tem muita dificuldade em conviver democraticamente, aceita a democracia até o limite que atenda aos seus interesses. Pelo maior lucro, não se respeita, o que a lei manda quanto à preservação de matas ciliares ou a reserva legal de vinte por cento das áreas rurais na nossa região. A soja e o pasto avançam sobre tudo. Contra a lei, implantaram milhares de hectares de soja transgênica em nosso país, forçando o governo federal a legalizar tal prática antes mesmo de os órgãos científicos definirem sua segurança e impactos. Acham-se no direito de fazer e desfazer o que bem entenderem, sem considerar os danos sociais e ambientais. Sagrado mesmo para eles é o direito de ganhar mais dinheiro. Em recente discussão na Câmara Municipal de Dourados do projeto de lei que proíbe a queima da palha da cana, uma manobra feita por um vereador impediu a votação da matéria naquela oportunidade. Como desdobramento dessa postergação, um grupo de cidadãos dirigiu-se até a frente da residência desse vereador para se manifestar (e por que não! Pressionar democraticamente pelo que entendem ser o interesse coletivo da sociedade) pelo direito à qualidade de vida e saúde da comunidade de Dourados e região. Porém, tal vereador numa atitude de intolerância, registrou queixa-crime contra um dos manifestantes numa tentativa de intimidação e criminalização aos movimentos populares organizados. Os Movimentos Sociais de Dourados abaixo descritos vêm a Público REPUDIAR VEEMENTEMENTE essa atitude antidemocrática e ditatorial praticada pelo Vereador Médico Eduardo Marcondes. A sociedade tem o direito e o dever de exigir aqui em nossa cidade a mais ampla liberdade de expressão e manifestação. Entidades Sindicais e associações: SINPAF - Embrapa, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação, SIMTED, Sindicato dos Comerciários, SISTA, SIEMS- Dourados, SINTSPREV- Dourados, SINDATE- Dourados, SINTECT- Dourados, SINJORGRAN, Sindicato dos Garçons, SINDIJUS – Dourados, SINTRAE-SUL, ADOURADOS, ASSEM –Dourados, UDAM – União Douradense de Associações de Moradores. Movimentos Populares: Movimento Popular de Mulheres, MST, Comissão Direitos Indígenas, DCE`s – UFGD, UEMS, FAD/IESD/UNIDERP- Dourados, Comissão Pastoral da Terra, Movimentos Negros, Grupo Fé Política, CIMI –Dourados, METRA. Entidades de Defesa Ambiental: SALVAR, IMAD.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884