Comando aprova calendário da Campanha Nacional 2022
O Comando Nacional dos Bancários esteve reunido nesta sexta-feira (18) e definiu o calendário da Campanha Nacional 2022.
O ano de 2022 será de muitas lutas. Além das eleições em outubro, os bancários vão enfrentar pela frente a campanha nacional. O processo de negociação com os bancos deve ser mais difícil. As empresas contam com o total apoio do governo, que quer tirar todos os direitos dos trabalhadores.
Diante do cenário, o Comando Nacional dos Bancários decidiu antecipar a campanha salarial. A intenção é construir uma estratégia forte e iniciar as negociações o quanto antes. Importante lembrar que a data-base da categoria é 1º de setembro e a atual convenção coletiva de trabalho tem vigência até 31 de agosto. É preciso fechar um acordo até lá, para evitar perdas, já que a reforma trabalhista acabou com o princípio da ultratividade.
De acordo com o calendário, definido pelo Comando, a 24ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada entre os dias 3 e 5 de junho, de forma híbrida (presencial e virtual) e a minuta deve ser entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) em 8 de junho.
Os congressos dos bancos públicos acontecem 2 e 3 de junho. As conferências regionais têm de ocorrer até 29 de maio.
Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), disse que o comando decidiu pela antecipação das atividades por que a reforma trabalhista, feita pelo governo Temer após o golpe de 2016, acabou com a ultratividade, e isso significa que se a categoria não renovar a convenção até o dia 30 de agosto, quando a atual perde a validade, poderá perder os direitos e os benefícios fundamentais já conquistados.