Brasil tem 2ª pior taxa de desemprego do G20
A reforma trabalhista, feita no governo Temer em 2017 e aprofundada por Bolsonaro, foi um tiro no pé dos trabalhadores brasileiros
O Brasil tem a segunda pior taxa de desemprego entre as principais economias que compõem o G20. Apenas a África do Sul registrou um quadro pior. A escassez de trabalho acontece desde o golpe jurídico-midiático-parlamentar, em 2016, e a imposição da política ultraliberal, que retirou direitos e fez o país retroceder décadas.
A taxa de desemprego está acima de 10% há cinco anos. Em dezembro passado, 13,8% da população ativa estava sem trabalho, maior do que a média mundial, de 6,4%. Somente a África do Sul registrou quadro pior, com 34,4% das pessoas sem trabalho. Os dados do FMI (Fundo Monetário Internacional).
A reforma trabalhista, feita no governo Temer em 2017 e aprofundada por Bolsonaro, foi um tiro no pé dos trabalhadores brasileiros. A justificativa era de que cortar direitos criaria até 6 milhões de postos de trabalho. Quatro anos depois, o cenário está pior. Para completar, a informalidade disparou.
Achando pouco, o governo Bolsonaro acabou com a valorização do salário mínimo e a atual necropolítica ultraliberal eleva o custo de vida a patamares absurdos, encolhendo drasticamente a renda dos trabalhadores. A renda dos trabalhadores brasileiros em geral não para de encolher e está no menor nível desde 2012.
Fonte: Rede Brasil Atual-RBA