Brasil pode adotar bandeira verde na conta de luz
Após oito meses de escassez hídrica, o nível médio dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegou a 63,3% em março
Depois de um longo período, os brasileiros podem ter um alívio na conta de luz. O volume dos reservatórios dobrou em um ano e os especialistas avaliam que a taxa extra nas contas pode deixar de ser cobrada a partir de maio. Após oito meses de escassez hídrica, o nível médio dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegou a 63,3% em março.
As duas regiões concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento de energia das hidrelétricas brasileiras. Os dados são do ONS (Operador Nacional Sistema Elétrico).
Com a melhora no nível dos reservatórios, o preço da energia no mercado atacadista está em R$ 55,70 por MWh. O menor valor possível no sistema atual. No auge da crise, passou três meses no teto estabelecido para 2021, de R$ 583,88 por MWh.
Só que a expectativa de suspensão da taxa extra não vai aliviar muito o bolso da população, já que a conta de luz vai seguir pressionada devido ao uso elevado das térmicas no ano passado. O País inda está longe de resolver esse problema.