21 de Agosto de 2012 às 23:59
Brasil deve gerar 1,5 milhão de empregos
O Brasil cresce surpreendentemente, mesmo com as previsões pessimistas de alguns analistas ligados ao grande capital. A expectativa é de que o país feche o ano com a geração de 1,5 milhão de postos de trabalho. É mais oportunidade para quem está em busca de um emprego.
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, reforçam a previsão. Em julho, o país criou 142,5 mil vagas com carteira assinada, número bem acima das projeções mais otimistas.
A política de valorização do salário mínimo tem uma importante contribuição para que o país continue a abrir as portas para o trabalhador. É que com dinheiro no bolso o cidadão consome mais, consequentemente, aquece alguns setores, principalmente o de serviços.
De acordo com o Dieese, se o Brasil fechar o ano de 2012 com a criação de 1,5 milhão de empregos, será um ótimo resultado, principalmente diante de um PIB (Produto Interno de Bruto) entre 1,5% e 2%.
Isso quer dizer que mesmo com o crescimento um pouco menor, o país consegue segurar os empregos. Tudo resultado do fortalecimento da economia e das políticas de inclusão social.